Segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 - 12h41
O prefeito Roberto Sobrinho após a reunião com o governador Confúcio Moura, realizada nesta quinta-feira, 03, determinou aos seus secretários que colocassem em prática as decisões tomadas durante a 1ª Reunião de Trabalho, entre a Prefeitura e Governo Estadual.
O coordenador de Políticas Públicas, Samuel Pessoa, está à frente com a equipe dele em dois projetos que envolvem a segurança pública, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Sendo o “Território de Paz” e “Mulheres da Paz”. “A Prefeitura está criando o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGIM). Esta parceria entre os executivos municipal e estadual representa um grande avanço para a política pública, pois a prefeitura poderá atuar com mais presença nos locais onde há foco de violências no município”, explicou o coordenador.
Samuel Pessoa convidou e recebeu informalmente na sala da coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPPJ), o tenente PM Marcelo Corrêa para que o oficial pudesse contribuir com orientações sobre a criação do GGIM e do Conselho Municipal de Segurança Pública (CMSP), sem estas duas estruturas não tem como o município receber os recursos para a execução das ações dos projetos.
Os Projetos
O Território de Paz e o Mulheres da Paz estão dentro do Pronasci que é um projeto do Governo Federal, através do Ministério da Justiça. O Território da Paz leva à comunidade, acesso à justiça e melhorias na iluminação pública, manutenção da qualidade das vias, reformas de quadras de esportes e de praças, limpeza urbana entre outras medidas. A prefeitura de Porto Velho construirá bases comunitárias da Polícia Militar e desenvolverá ações de políticas públicas de segurança e prevenção contra as drogas e à violência. O projeto prioriza o atendimento aos jovens na faixa etária de 14 aos 29 anos, em situação de vulnerabilidade social.
De dentro destas comunidades serão selecionadas mulheres para participarem do projeto Mulheres da Paz. A finalidade delas é utilizar a experiência e a força de mulher para ajudar a colocar em prática ações para prevenir e reduzir a criminalidade onde habitam. As mulheres também incentivam a participação dos jovens nos projetos sociais, culturais, esportivos e profissionalizantes do Pronasci, nas comunidades onde vivem. Elas serão orientadas por equipes multidisciplinares para atuar como multiplicadoras do Pronasci e divulgar o programa nas comunidades, identificando famílias com necessidade de assistência e jovens que possam ser atraídos para o Projeto de Proteção dos Jovens em Território vulnerável.
O prefeito Roberto Sobrinho classificou a reunião com o governador como um encontro inédito, “esse é um encontro inédito, já que durante os últimos oito anos Porto Velho foi abandonada pelo governo do Estado. Com este apoio e parceria do governador Confúcio, esperamos ampliar as políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Já temos parceria com o Governo Federal e acreditamos que o apoio do Estado vai nos possibilitar fazer muito mais", destacou Roberto Sobrinho.
Fonte: Fabrícius Bariani
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)