Quinta-feira, 12 de novembro de 2009 - 14h34
A capital receberá cinco mil mudas de plantas no próximo dia 27, através do programa Porto Velho Mais Verde, executado pela Prefeitura de Porto Velho, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Sema), da Agricultura (Semagric) e de Serviços Urbanos(Semusb).
O objetivo do programa, segundo o secretário da Sema, Agnaldo Ferreira, é transformar o portovelhense em um colaborador e multiplicador de ações ambientais; arborizar as ruas e avenidas da capital de forma correta, criando micro climas nas diversas regiões arborizadas.
Oito mil pessoas estarão envolvidas no trabalho, que vai começar na avenida Jorge Teixeira com Imigrantes e terminar na rotatória da avenida Lauro Sodré. Serão seis mil metros de área plantada. A avenida Lauro Sodré receberá 500 mudas de jatobás e 500 de oitizeiras; a área próximo ao aeroporto terá 200 ipês, 200 oitizeiras e 100 andirobas; a avenida Jorge Teixeira terá 03 mil unidades, sendo 500 oitizeiros, 500 jatobás, dois mil açaizeiros.
A Base Aérea cederá 300 homens para apoiar o trabalho, além de abrir o evento com três caças, que farão vôos rasantes. A Prefeitura está recebendo a parceria também das Forças Armadas, Bombeiros, Unir, Polícia Federal, Batalhão de Polícia Ambiental, DNIT, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ibama.
As empresas Águas Kaiari, Grupo Votorantim, Supermercados Gonçalves, Camter, Direcional Engenharia, Sistema S, Grupo de Escoteiros, Autovema, Rovema, Bradesco, Faro e São Lucas formam o pool de empresas que integram a parceria do programa.
Trezentas mil árvores em 4 anos
Entre novembro e fevereiro de 2010, serão plantadas 30 mil mudas, sendo cinco mil no lançamento do programa, cinco mil em condomínios, dez mil nas principais vias da cidade e outras 10 mil ficarão expostas na Central de Doações, no Parque Ecológico. Em quatro anos, a Prefeitura plantará um total de trezentas mil árvores.
As pessoas que cuidarem das árvores plantadas nos condomínios, no final de dois anos receberão um certificado como participante do programa Porto Velho Mais Verde. O mesmo acontecerá para quem adquirir a muda na Central de Doações.
Fonte: Emília Araújo
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)