Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura participa do projeto Territórios da Cidadania


 
 
A Prefeitura de Porto Velho participou na manhã desta terça-feira (28), no auditório do Ceplac, de uma reunião sobre o projeto Territórios da Cidadania, executado pelo Governo Federal em parceria com secretarias estaduais e municipais, que formam coordenações regionais do programa. Na oportunidade, o programa foi apresentado para os prefeitos eleitos e reeleitos de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari e Porto Velho.

Também foram resolvidas algumas dúvidas e apresentados vídeos e material gráfico sobre o projeto que reúne 170 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais, que beneficiará em 2008, aproximadamente mil municípios.

No encontro, o prefeito Roberto Sobrinho foi representado pela secretária municipal de Agricultura, Josélia Saraiva e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Aguinaldo Ferreira. Eles destacaram a importância do projeto para o desenvolvimento das regiões mais carentes. “É com muita alegria que estamos participando desta reunião do Territórios da Cidadania. A Semagric já coordena algumas ações na área da agricultura que tem como objetivo a inserção social dos habitantes de nossa cidade por meio do trabalho no campo”, apontou Saraiva.

“Vim para esta reunião conhecer o projeto, mas estou contente ao ver que esta iniciativa alia desenvolvimento com responsabilidade social, com vistas ao meio ambiente. Com a proteção às florestas, quem sai ganhando são todas as populações das áreas beneficiadas”, disse Ferreira.

Em Rondônia foram criados os territórios da Madeira-Mamoré (com base em Porto Velho), Vale do Jamari, cuja sede é Ariquemes e Central, com ponto de apoio em Jí-Paraná.

Mais sobre o “Territórios”

Os 60 ‘Territórios da Cidadania’ foram escolhidos por apresentar o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País e baixo dinamismo econômico. O investimento previsto era de R$ 11,3 bilhões em 2008, mas eles já chegam a R$ 12,9 bilhões.

Por sua concepção e gerenciamento, o ‘Territórios da Cidadania’ difere de outros programas sociais por não se limitar a enfrentar problemas específicos com ações dirigidas. Ele combina diferentes ações para reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras

Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu o título em reconhecimento ao seu apoio à c

Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), por meio da Superintendência de Comunicação Social (Secom), esclarece que é falsa a informa

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)