Sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - 20h46
A prefeitura de Porto Velho participou da XVI Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, que aconteceu na última semana em Brasília (DF). O município foi representado pela servidora Solange Meire Alves, lotada no Departamento de Assuntos do Interior (DAÍ) e integrante do Conselho Municipal de Saúde. O ponto principal do evento foi aprovação de propostas para melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Solange Alves, as discussões giraram em torno de quatro eixos: criação da carreira única de saúde, estruturação do serviço civil em saúde, autonomia administrativa e financeira do SUS e profissionalização da administração e gestão do SUS. “Todas as propostas foram aprovadas pelos conselheiros e constarão do relatório final do evento”, comentou.
Os conselheiros também aprovaram uma recomendação que será entregue à presidente Dilma Rousseff. Eles esperam que o próximo ministro da saúde seja uma pessoa compromissada com as diretrizes da reforma sanitária e do SUS; que tenha identificação e interlocução com os movimentos sociais, populares e de saúde em defesa do SUS; que não tenha vínculos com o setor privado; que seja “ficha limpa”; servidor público e da área de saúde.
No entendimento da servidora municipal, as propostas aprovadas visam ampliar os benefícios do SUS, dar maior agilidade nos atendimentos e garantir estabilidade aos profissionais que atuam pelo Sistema Único de Saúde. “Certamente todos os municípios serão beneficiados com as melhorias e terão condições de prestar atendimentos com mais qualidade às pessoas”, destacou.
Solange Alves também destacou a importância da troca de experiências com conselheiros de outras cidades do país. “Conhecemos propostas importantes que nos ajudarão a sugerir a aplicação de outras políticas públicas na área de saúde em favor da população da capital e dos distritos”, informou.
Outros Conselheiros
Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”, a plenária foi coordenada pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior. Também participaram do evento, os conselheiros municipais de saúde de Porto Velho, João Evangelista Maia, Francisca Silva e Severino Silva.
Fonte: Augusto José
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d