Terça-feira, 6 de julho de 2010 - 16h13
A prefeitura vai beneficiar neste ano durante o período de estiagem 1.300 quilômetros de estradas vicinais nos distritos da Capital, sendo que 400 quilômetros já foram concluídos. As obras garantem condições de escoamento da produção e também o acesso à escola para centenas de alunos, além de melhorar o acesso aos serviços de saúde. O trabalho está sendo realizado com maquinário próprio da prefeitura e terceirizado, por meio da Divisão de Estradas Vicinais da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e recursos das compensações das Hidrelétricas do Madeira.
Em maio, a prefeitura fez um trabalho de limpeza em 5 quilômetros de ruas no núcleo urbano de Nova Califórnia, com a retirada de todo o entulho que se encontrava nas ruas. Ainda em Nova Califórnia foram executados serviços de limpeza, patrolamento e revestimento primário de 15 quilômetros no Ramal Pioneiros e estão em execução o Ramal do Cascalho e a Linha Verde. Ainda na chamada Ponta do Abunã, região localizada na divisa entre Rondônia e Acre, a prefeitura está executando 10 quilômetros de limpeza, patrolamento e revestimento primário na Linha 4.
No distrito de Abunã, onde 90% da população vive na área rural, a prefeitura promove uma ação contínua de melhoramento das estradas vicinais. Na região estão instalados dois assentamentos do Incra, o Pau D`arco e o Taquara. A prefeitura trabalha na manutenção , limpeza e recuperação de pontes e bueiros das estradas. Para este ano está projetada a recuperação de 132 quilômetros de vicinais no distrito de Abunã.
Em Jacy-Paraná, a prefeitura está atuando desde o início do ano, sendo que na Linha 101B 10 quilômetros de estradas já foram concluídos. Atualmente está em execução a Linha 83, com 15 km de limpeza, patrolamento e revestimento primário. A prefeitura também está trabalhando para a melhoria das vias dos projetos Rio Pardo (150 quilômetros) e Marco Azul (60 quilômetros) na Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro.
Na região que vai desde o entorno da estrada da água Kaiari até a estrada do Caldeirão, a Santo Antônio Energia – empresa encarregada da construção da UHE de Santo Antônio - está executando 360 quilômetros de melhoramentos e abertura de novas estradas. Deste total, 85% das estradas da margem direita do rio já foram concluídas. A prefeitura acompanha a execução da obra, que está em consonância com a programação da Semob para a região. No entorno da região de impacto da obra da UHE de Jirau estão projetadas obras de melhoramento e ampliação de 200 quilômetros de estradas.
De acordo com estudo realizado em 2009 pelo Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), o município de Porto Velho tinha no ano passado 4.200 quilômetros de estradas vicinais, “mas este é um processo dinâmico, em que sempre estão sendo abertas novas estradas e a prefeitura trabalha continuamente para acompanhar este crescimento e oferecer as melhores condições para o escoamento da produção e também para garantir acesso à escola para os estudantes da zona rural”, explica a coordenadora de estradas vicinais da Semob, Regina Gonzaga.
Fonte: Ana Aranda
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes