Terça-feira, 7 de dezembro de 2010 - 13h24
A prefeitura de Porto Velho mantém o ritmo de trabalho preventivo nos pontos de escoamento de águas das chuvas, para evitar as enchentes. Apesar do inverno a secretaria municipal de Obras (Semob) está trabalhando no canal do Mariana, realizando o aprofundamento, a limpeza, realinhamento do canal, a substituição de manilhas e a instalação de bueiros ármicos. “O prefeito Roberto Sobrinho determinou que é para ser cumprido a programação de 2010 e é o que estamos fazendo, na capital e nos distritos”, salientou Marcelo Fernandes, secretário Semob.
Na Rua Vila Mariana com a Felipe Camarão, na zona Leste, uma equipe da secretaria está realizando este trabalho no canal do Mariana, iniciado no antigo banho dos Periquitos, e cruzará os bairros Mariana, São Francisco até o JK. Ao todo serão cerca de 3 mil e 800 metros de obras. Os bueiros ármicos serão instalados nas ruas Farrapos e União para aumentar a capacidade de escoamento das águas. Esta ação envolve todos os canais e também já foi realizado na zona Sul.
Distritos
Em trabalho simultâneo e também de prevenção, outra equipe da Semob está neste momento limpando canais no distrito de Jacy-Paraná e para a próxima semana, a escavadeira hidráulica será levada para o distrito de União Bandeirantes para realizar o mesmo serviço. “Somente no bueiro do Mariana deveremos retirar quase 4 mil e 500 metros cúbicos de entulho, formado de terra e areia que são levados para o canal através das chuvas e ventos, mas tem muito lixo doméstico e urbano, é preciso que a sociedade não jogue este material nos canais para evitar o entupimento e o transborde de água”, informou o secretário.
Outro alerta para a população que reside próxima aos canais é que não construam muros e nem cercas nos locais, pois também provocam cheias, e os canais são considerados Áreas de Preservação Permanente (APP), portanto, são protegidos por Leis Federais, que proíbem qualquer ação humana que não seja a do gestor para fins sociais.
Fonte: Fabrícius Bariani
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)