Terça-feira, 13 de julho de 2010 - 13h43
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), está com cinco equipes trabalhando diariamente na manutenção das vias urbanas, para realizar a recuperação de ruas e avenidas e o popularmente chamado “tapa-buracos”. As equipes estão divididas por todas as regiões da Capital, sendo quatro na recuperação de vias, distribuídas uma na zona Central e três equipes trabalham nas zonas Norte, Leste e Sul com prioridade para as linhas de ônibus, acessos às escolas, igrejas, faculdades, unidades de saúde, equipamentos comunitários, as vias de maior tráfego e as vias dos conjuntos habitacionais. A quinta equipe, chama de ‘caça-buracos’, faz o tapa-buracos, e atua no sistema viário principal apoiando as demais equipes em todas regiões da cidade.
De acordo com os levantamentos técnicos da Semob, as principais causas da necessidade dos serviços de manutenção de vias é a água servida lançada diretamente nas ruas e causam erosão e infiltração no asfalto provocando o seu rompimento; as rampas de acesso às garagens, que na sua maioria desviam as águas para o asfalto, impedindo que escorram livremente pela sarjeta, e os asfaltos antigos de má qualidade. “O problema do asfalto antigo de Porto Velho é que além de ser de baixa qualidade, foi mal executado, ou seja, não foram respeitadas as normas técnicas. Também tem o asfalto casca de ovo, esse é que não agüenta mesmo o trânsito intenso da cidade. Para evitar estes problemas futuramente, o prefeito Roberto Sobrinho está asfaltando as vias com asfalto quente, mas a população tem que fazer a parte dela, não cortando as ruas sem autorização das autoridades e parar de jogar água servida nas ruas e construir as rampas obedecendo ao padrão do município”, apontou Marcelo Fernandes, secretário municipal de Obras.
Custo elevado
Apesar de ser um serviço executado em via pública, com desvio do trânsito para que os homens e as máquinas trabalhem, não é fácil para a população perceber o quanto de asfalto é consumido nestas frentes de trabalho. Em 2009, com duas equipes nas ruas, foram usados mais de 17 mil quilos de massa asfáltica. Para se ter uma idéia do que representa isto, a Semob asfaltou no ano passado, 10 quilômetros de vias e utilizou 4 mil 659 quilos de asfalto quente, ou seja, para a recuperação de vias e tapa buracos foram aplicados cerca de três vezes a mais de asfalto.
De acordo com o secretário, a expectativa para este ano, é superar os números do ano passado, “agora são cinco equipes que estão nas ruas, e fechamos o primeiro semestre com 13 mil quilos, ou seja, estamos próximos do que foi aplicado em todo ano de 2.009. Fica claro que o serviço está sendo realizado e que o asfalto barato que foi feito nas gestões passadas está consumindo recursos e horas de trabalho hoje que poderiam estar sendo aproveitados em novas ruas”, disse Marcelo Fernandes.
Perímetros atendidos
As equipes das Semob estão trabalhando em toda Porto Velho, uma está na região Central no perímetro da Avenida Governador Jorge Teixeira, Migrantes, Amador dos Reis e BR 364; outra está na zona Norte entre a Estrada do Belmont, Migrantes e Rio Madeira até o Parque Ecológico. Esta equipe também apóia a equipe da zona Leste. Uma terceira equipe está na zona Sul no perímetro entre a Estrada dos Japoneses, BR 364, Estrada da Areia Branca e o Igarapé Bate Estaca, e também está na recuperação dos Conjuntos Habitacionais. Na zona Leste o trabalho é entre as Avenidas Migrantes, Governador Jorge Teixeira, BR 364 e Estrada dos Periquitos. A equipe do ‘Caça-Buracos’ está em toda cidade.
Fonte: Fabrícius Bariani
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