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Prefeitura lança P.Velho Plano para o inverno amazônico


Prefeitura lança P.Velho Plano para o inverno amazônico  - Gente de Opinião

Depois de concluir a “Operação Sai D’água” e resgatar a dignidade das 240 famílias que viviam há anos em situação de risco nos bairros Triângulo e Baixa da União, a prefeitura lança o Plano de Operações para o inverno amazônico 2010/2011. A apresentação do plano foi feita pelo prefeito Roberto Sobrinho que reuniu os secretários e técnicos de todas as secretarias municipais. O plano tem o objetivo de atuar de forma preventiva e planejada, para minimizar os danos causados pelas chuvas no município de Porto Velho, distritos e localidades.

O plano atinge 09 distritos do eixo da BR 364 e 04 distritos do Baixo Madeira, além de 58 comunidades do médio e Baixo Madeira. De acordo com os levantamentos prévios feitos pela coordenadoria municipal de Defesa Civil, cerca de 900 famílias foram atendidas em 2008 e 2009. Para este ano, a Defesa Civil prevê o atendimento de 522 famílias moradoras das áreas de risco. “Esta operação que envolve todas as secretarias é um procedimento que nós já fazemos desde 2008, justamente para não sermos pegos de surpresa. Com toda a estratégia montada, que vai desde o monitoramento do rio, identificação das áreas de risco até o resgate das famílias se for necessário, nossa mobilização é mais rápida e o resultado da operação é sempre positivo”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Reinaldo da Silva.

Monitoramento

A Defesa Civil vem acompanhando diariamente a evolução gradual da enchente do rio Madeira. Em dezembro do ano passado, o nível chegou a 11,26m. Até o dia 22 de dezembro deste ano, o rio já chegava a 7,12m. Pela comparação realizada dos níveis registrados nas enchentes dos anos anteriores, a expectativa da Defesa Civil é que entre março e abril, meses de pico da enchente, o rio Madeira atinja 15,30 metros.

O plano de prevenção para o inverno amazônico estabeleceu algumas estratégias, como o levantamento minucioso para identificar as áreas críticas com base nos dados do Sipam, a identificação das famílias que serão atendidas para remoção e auxílio-moradia e as que poderão ficar isoladas e terão necessidade de receber assistência.

Áreas de atuação

A ação será executada pelos técnicos e assistentes sociais que vão reunir as lideranças e famílias da área urbana e rural que possam ser afetadas pelas enchentes. Paralelamente serão intensificados os trabalhos de tapa-buracos, manutenção do trânsito de ônibus coletivos, pontes de acesso, passarelas, tentando evitar o isolamento, além de providenciar o transporte das famílias e seus pertences, quando necessário.

A infraestrutura da operação será composta por todas as secretarias divididas em Equipe de Apoio Logístico, que vai cuidar das máquinas e equipamentos, de Apoio Social, composta pelos profissionais especializados e de apoio e Especial de Fiscalização. Os pontos críticos dos canais, igarapés, bueiros e bocas de lobo, estarão sob a responsabilidade da secretaria municipal de Obras - Semob e de Serviços Básicos – Semusb, que vão atuar desobstruindo e retirando o lixo que possa impedir o fluxo das águas. Todas as equipes serão comandadas pelo Gabinete do Prefeito. “Na verdade, a operação de Inverno, com o envolvimento de todas as secretarias é uma intensificação do que a prefeitura vem fazendo o ano todo, quando realiza manutenção da malha viária urbana e rural, a desobstrução das bocas de lobo, a manutenção dos canais para evitar as alagações, o combate a dengue, o acolhimento às famílias vulneráveis e em área de risco, como as que foram retiradas do Triângulo e Baixa da União, enfim, é um conjunto de ações preventivas, mas que já são executadas pela administração municipal o ano todo,” disse o prefeito Roberto Sobrinho

Tarefas

Durante a execução do plano, cada secretaria esta encarregada de desenvolver ações conforme sua estrutura. A coordenadoria de Defesa Civil ficou encarregada de mapear as áreas de risco, cadastrar e retirar as famílias que poderão ser atingidas e realizar o levantamento de custos de toda a operação. Sob a responsabilidade da secretaria municipal de Saúde, está antecipação das ações preventivas, distribuição de hipoclorito, vacinação, primeiros socorros e manter Agentes de Saúde nos locais necessários. A secretaria municipal de Assistência Social fará a distribuição de cestas básicas, auxílio moradia, reuniões com lideranças das comunidades atingidas, levantamento de materiais e dos abrigos coletivos e compra de madeira para construção de passarelas. As secretarias municipais de Meio Ambiente, de Administração e a de Esporte e Lazer, ficaram encarregada de providenciar equipes de apoio e veículos para o transporte dos desabrigados. A secretaria municipal de Educação vai disponibilizar equipes de apoio e realizar o levantamento de locais para a construção de abrigos coletivos. A secretaria municipal de Urbanização e Regularização Fundiária também vai participar do mapeamento das áreas de risco e disponibilizar assistentes sociais e equipe de apoio. A secretaria municipal da Fazenda vai disponibilizar equipe de fiscalização. O Departamento de Interior vai realizar o acompanhamento da cheia, levantando as necessidades junto aos administradores de cada distrito, recebendo e repassando as informações para a Defesa Civil. A secretaria municipal de Planejamento ficou encarregada de providenciar a dotação orçamentária para o atendimento aos desalojados e desabrigados e a Procuradoria Geral do Município vai adotar as medidas legais necessárias para aprovação da dotação orçamentária ao atendimento de toda a operação. O plano de Operações para o inverno amazônico 2010/2011, contará com o apoio de parceiros importantes, como o Corpo de Bombeiros, as Forças Armadas, Ceron, Eletronorte, Sipam, a Hermasa, CPRM e a imprensa. A Defesa Civil estará atendendo chamadas emergências pelo telefone 3901-3020.

Estratégias

O plano de Operações para o inverno amazônico 2010/2011, foi elaborado através do mapeamento estratégico de todas as áreas de risco divididas entre a região do bairro Milagres, Estrada de Ferro Madeira Mamoré e centro da cidade, região do Cai N’água e Baixa União. Para a estrutura logística imediata, a operação conta com veículos pequenos, camionetes, barcos e caminhões baú. Para a estrutura logística de plantão, a operação requisitou caminhões de carroceria, caminhão pipa, ônibus, retro escavadeira, caminhão toco boiadeiro e caçambas. As equipes de apoio social de plantão serão compostas por técnicos, garis, assistentes sociais, médicos, além das duas equipes especiais de fiscalização compostas por servidores da Semusb, Semfaz, Sema e Semob. O plano também inclui uma equipe de Assistência e Socorro, composta por integrantes da Defesa Civil, Semas e Semob que tem a missão de acompanhar diariamente a evolução do rio, levantar as áreas de risco e retirar as famílias atingidas pela enchente, encaminhando para a casa de parentes ou amigos ou ainda para a concessão de auxílio moradia.

Fonte: Nara Vargas
 

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