Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura lança campanha pelo fim da violência contra mulheres


Através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, a Prefeitura do município de Porto Velho lançou a campanha "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulheres. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), no auditório do Tribunal de Justiça, e contou com a presença de várias autoridades e representantes de movimentos populares. 

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para mulheres, Mara Regina Araújo, o objetivo da campanha é orientar e conscientizar não somente o público feminino, mas também os homens e toda a sociedade. "Queremos o fim da violência e a punição dos culpados, mas sobretudo, esperamos que a Lei Maria da Penha sirva como instrumento de prevenção. Esse é o nosso grande desafio", disse.

Além de abordar as atribuições da coordenadoria no combate à violência e na assistência às mulheres como um todo, o prefeito Roberto Sobrinho disse que nos próximos dias vai sancionar uma lei de autoria do vereador José Wildes (PT) que amplia de quatro para seis meses a licença maternidade para as servidoras municipais, e de sete para quinze dias a licença paternidade para os funcionários da prefeitura.

Roberto também informou que no início do próximo ano a prefeitura vai colocar em prática um programa educativo envolvendo todas as secretarias com o objetivo de combater a gravidez na adolescência. "Gravidez tem que ser por opção e não por falta de orientação. Não se trata de controle de natalidade, mas de um serviço de educação e orientação aos nossos jovens", destacou o prefeito.

O prefeito ainda informou que busca recursos junto ao Governo Federal com o objetivo de construir uma casa-abrigo para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Para Lucilene Peixoto, violência contra a mulher "não se trata apenas dos casos de agressões físicas, mas também os de natureza moral, psicológica e pela falta de acesso aos seus direitos". 

Prestigiaram o evento as delegadas Walkiria Boaventura e Edna Camargo, da Especializada em Defesa da Mulher e Família; os juízes Valdecir Castellar Citon e Daniel Ribeiro Lagos, da 2ª e 3ª Varas Criminais da capital respectivamente; a diretora da CUT, Gilvana Noleto; a presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher, Francisca Serrão; a defensora pública Lúcia Preto; a promotora de justiça Priscila Schmidt; a capitão PM Maria Aparecida Laurindo (5 BPM), além de representantes do Fórum Popular de Mulheres, Casa Amparo, Igreja Rasinha da Paz e Secretaria Municipal de Educação (Semed), dentre outras.

A campanha pelo fim da violência contra mulheres teve início no último dia 11 de novembro e prossegue até o próximo dia 10 de dezembro, com uma extensa agenda de atividades, entre debates, audiências públicas, palestras e oficinas.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)