Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura investe na qualificação profissional dos servidores



A Prefeitura de Porto Velho prossegue com o programa de qualificação dos servidores municipais através dos cursos oferecidos pela Funescola. Nesta segunda-feira (19), teve início o curso de Excelência na Gestão Pública Municipal, que vai contemplar secretários, adjuntos, assessores, coordenadores, diretores, chefes de divisões e demais funcionários interessados.

Conforme a diretora pedagógica da Funescola, Josinéia Araújo, o objetivo do curso é preparar os alunos para trabalhar os elementos fundamentais, visando alcançar a excelência da gestão pública, aplicados à realidade da Prefeitura de Porto Velho. “Excelência na gestão publica è a meta estabelecida pelo prefeito Roberto Sobrinho e os servidores precisam estar qualificados”, afirma.

Dentre os temas a serem abordados pelo professor Ricardo Plácido Ribeiro, os servidores terão aulas de processo de liderança, gestão de pessoas na gestão municipal e atendimento às necessidades do cidadão-usuário. “Por meio de dinâmica, os alunos vão associar os assuntos tratados aos desafios vivenciados no exercício de suas atribuições funcionais”, acrescenta.

O curso de Excelência na Gestão Pública Municipal tem carga horária de 12 horas/aulas e está sendo ministrado na Escola São Cristóvão. A previsão inicial era qualificar duas turmas de 40 alunos cada, mas devido à grande demanda, esse número saltou para 54. As aulas para a segunda turma começam no próximo dia 26 de julho.

Informática

A Prefeitura também está qualificando servidores em várias áreas de informática, como photoshop, autocad básico, autocad avançado, digitação, windows, word, excel, excel avançado, acces, power point e corel draw.

Na última sexta-feira (16) foi concluído o curso de photoshop em parceria com o Senac. As aulas do curso de autocad básico começaram no último dia 12 e encerram-se no próximo dia 30. Nesta segunda (19) começou o curso de digitação, que se estende até quatro de agosto próximo. “O Município contrata servidores novos com freqüência. Muitos entram nos quadros da Prefeitura com noções básicas de informática e precisam se qualificar para realizar suas atribuições, dentro do plano de gestão implantado pelo prefeito”, explica Josinéia Araújo.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)