Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura inicia plantio de mais 20 mil mudas de árvores na Capital


 
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), iniciou nesta terça-feira (19/10), o plantio de mais 20 mil árvores por toda a cidade. O trabalho das equipes da Sema, teve inicio na Avenida Jorge Teixeira e segue pelas principais ruas e demais vias da capital.

Segundo o secretário adjunto da Sema, Telêmaco Lima, que acompanhou de perto o inicio das atividades, antes do plantio, as equipes visitam o local, organizam e adubam o solo para receber as diversas espécies de mudas. “Aqui na Avenida Jorge Teixeira, por exemplo, estamos medindo os espaços e perfurando o solo para em seguida receber o adubo. Nesta quarta feira, as equipes retornam com as espécies já selecionadas, pois em alguns pontos existem fiações elétricas mais baixas e nestes locais as mudas devem ter um porte diferente, para quando alcançar a fase adulta, não atingir os fios, além de calçadas e solos diferentes”, explicou.

Ainda de acordo com Telêmaco, o plantio destas mudas e a manutenção das demais já existentes, além de embelezar a cidade, oferecerão sombreamento e também ajudarão a amenizar o calor. Além disso, a prefeitura mantém projetos de distribuição, plantio e manutenção de mudas de árvores da região em toda capital, como também em colégios e conjuntos habitacionais.


Disk Plante uma Árvore

O adjunto falou também que em vários bairros da cidade a Sema continua realizando o plantio de mudas solicitadas através do “Disk Plante uma Árvore”, que funciona pelo telefone 0800 647 5445. “O serviço continua recebendo pedidos para plantio de mudas em diversos bairros de Porto Velho, com um objetivo importante, o de incentivar o plantio de mudas para ajudar a arborizar ainda mais a capital”, destacou Telêmaco.

Ainda de acordo com ele, a secretaria tem dado prioridade para espécies nativas da região, apesar de muitas pessoas insistirem no plantio de árvores frutíferas. “É importante que a população saiba que as espécies que dão frutos, podem causar alguns transtornos, se plantadas nas calçadas em frente da casa, por exemplo. Pessoas na rua, principalmente as crianças, podem arremessar pedras nas árvores para apanhar as frutas” e causar algum prejuízo, disse Telêmaco.

Outra orientação repassada pelo secretário é sobre o porte da árvore solicitada. “Técnicos da secretaria irão até o local para avaliar se a calçada é larga o suficiente para a espécie que o dono da casa pretende plantar no local. Há também a questão da fiação da rede de energia elétrica, a planta não pode ser muito alta para não danificá-la. A Sema também não faz restrições quanto ao número de mudas solicitadas, basta apenas que o local as comporte”, finalizou.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry

 

Mais Sobre Política

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Na manhã deste sábado, 25 de junho, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC), juntamente com o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, deputad

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), esteve neste domingo no distrito de São Domingos, pertence

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom