Terça-feira, 19 de outubro de 2010 - 15h46
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), iniciou nesta terça-feira (19/10), o plantio de mais 20 mil árvores por toda a cidade. O trabalho das equipes da Sema, teve inicio na Avenida Jorge Teixeira e segue pelas principais ruas e demais vias da capital.
Segundo o secretário adjunto da Sema, Telêmaco Lima, que acompanhou de perto o inicio das atividades, antes do plantio, as equipes visitam o local, organizam e adubam o solo para receber as diversas espécies de mudas. “Aqui na Avenida Jorge Teixeira, por exemplo, estamos medindo os espaços e perfurando o solo para em seguida receber o adubo. Nesta quarta feira, as equipes retornam com as espécies já selecionadas, pois em alguns pontos existem fiações elétricas mais baixas e nestes locais as mudas devem ter um porte diferente, para quando alcançar a fase adulta, não atingir os fios, além de calçadas e solos diferentes”, explicou.
Ainda de acordo com Telêmaco, o plantio destas mudas e a manutenção das demais já existentes, além de embelezar a cidade, oferecerão sombreamento e também ajudarão a amenizar o calor. Além disso, a prefeitura mantém projetos de distribuição, plantio e manutenção de mudas de árvores da região em toda capital, como também em colégios e conjuntos habitacionais.
Disk Plante uma Árvore
O adjunto falou também que em vários bairros da cidade a Sema continua realizando o plantio de mudas solicitadas através do “Disk Plante uma Árvore”, que funciona pelo telefone 0800 647 5445. “O serviço continua recebendo pedidos para plantio de mudas em diversos bairros de Porto Velho, com um objetivo importante, o de incentivar o plantio de mudas para ajudar a arborizar ainda mais a capital”, destacou Telêmaco.
Ainda de acordo com ele, a secretaria tem dado prioridade para espécies nativas da região, apesar de muitas pessoas insistirem no plantio de árvores frutíferas. “É importante que a população saiba que as espécies que dão frutos, podem causar alguns transtornos, se plantadas nas calçadas em frente da casa, por exemplo. Pessoas na rua, principalmente as crianças, podem arremessar pedras nas árvores para apanhar as frutas” e causar algum prejuízo, disse Telêmaco.
Outra orientação repassada pelo secretário é sobre o porte da árvore solicitada. “Técnicos da secretaria irão até o local para avaliar se a calçada é larga o suficiente para a espécie que o dono da casa pretende plantar no local. Há também a questão da fiação da rede de energia elétrica, a planta não pode ser muito alta para não danificá-la. A Sema também não faz restrições quanto ao número de mudas solicitadas, basta apenas que o local as comporte”, finalizou.
Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)