Quarta-feira, 9 de março de 2011 - 12h20
A prefeitura de Porto Velho, através da coordenadoria municipal de Políticas Publicas para Mulheres, vem incentivando diversos grupos de produção, com o objetivo de fomentar a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das mulheres empreendedoras. Esses grupos confeccionam biojóias, tapetes de retalhos, bonecas, roupas e objetos feitos com garrafas pet, dentre outros produtos recicláveis. A novidade de acordo com a coordenadora Mara Regina Araújo, é que agora estão reaproveitando banners para fazer capas de garrafões de água e até bolsas.
Os novos produtos foram apresentados aos participantes do Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos, realizado esta semana no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. Também estão sendo distribuídos nos órgãos da prefeitura como uma forma de divulgar os trabalhos e mostrar a importância da reciclagem. “Esse tipo de atividade é muito importante para as famílias e para o meio ambiente. Produtos que poderiam estar poluindo o nosso planeta são reaproveitados com inteligência e ganham outras utilidades. O melhor de tudo é que isso tem mudado para melhor a vida de muitas pessoas”, destacou.
Mara Regina destacou que desde 2005, no início de sua primeira gestão, o prefeito Roberto Sobrinho tem incentivado a reciclagem e o trabalho dos grupos de produções artesanais. “Com o apoio da prefeitura foi fundada a Uniartes, a primeira cooperativa só de mulheres do Estado de Rondônia”, comenta. A entidade agrega empreendedoras dos mais diversos segmentos. Ela ainda citou a criação do Projeto e Feira da Economia Solidária, sob a responsabilidade da secretaria municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo (Semdestur), com objetivo de facilitar a comercialização dos produtos.
Apoio
Maria Nonata Freire da Silva, uma das empreendedoras inseridas nas ações do município, também fala do apoio que tem recebido da prefeitura de Porto Velho. “Antes, eu trabalhava confeccionando bonecas, tapetes de retalhos de panos e fazendo crochê. Com o incentivo da Coordenadoria de Mulheres, mudei o foco, visualizei novas oportunidades e agora estou reciclando banners, fazendo capas para garrafões e bolsas”, comemora.
Fonte: Augusto José
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar