Porto Velho (RO) quarta-feira, 14 de novembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura faz operação para prevenir leptospirose


A Prefeitura de Porto Velho, através das Secretarias de Saúde (Semusa), Serviço Público (Semusp), Fazenda (Semfaz) e Meio Ambiente (Sema), realiza a drenagem de córrego e retirada de entulhos de quintais, como parte de uma operação para o combate a proliferação de ratos na área compreendida entre as ruas Jaci-Paraná, Raimundo Cantuária, Buenos Aires e Nicarágua. A intenção é prevenir a leptospirose, doença provocada pela urina e fezes do roedor, que, segundo afirmou a diretora em exercício da Vigilância Sanitária  do Município, Yete Baleiro, tem multiplicado no local.

Para matar os ratos, que chegavam a entrar nas casas durante o dia, a Prefeitura  forneceu veneno aos moradores. Além da drenagem do córrego, está sendo feita também limpeza das margens. A equipe solicitou também que os moradores retirem os entulhos dos quintais e coloquem nas calçadas para ser dado o destino final. Para a diretora substituta, o fato de a população jogar todo tipo de entulho no córrego, inclusive restos de alimentos, contribui ainda mais para aumentar a população de roedores naquela área .

Outra medida que será adotada, segundo ela, é a retirada das barracas de alguns feirantes que permanecem no  local durante toda a semana, quando o permitido é funcionar apenas no sábado, dia oficial da feira. Ela explicou que estes comerciantes também contribuem para aumentar o número de ratos, ao jogarem restos de frutas no córrego ou no chão. Outro ponto destacado por ela é que as frutas ficam expostas aos roedores. "Antes que aconteça o pior, estamos adotando as medidas necessárias", destacou.

A retirada das barracas deve ocorrer nesta quinta e sexta-feira. Os moradores estão recebendo também orientação sobre educação e saúde para não jogarem lixo no canal. Para a técnica, caso não fossem tomadas as providências, a situação naquela área  se tornaria insustentável  nesta época de chuva, quando a água do córrego sobe e leva os roedores para dentro das casas. "Sem a toca, a tendência dos ratos é procurar abrigo nas residências, expondo os moradores à doença", disse.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Técnicos poderão ser aproveitados no futuro governo do coronel Marcos Rocha

Essa possibilidade não foi descartada pelo governador eleito

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Eleita nova Diretoria do Sindafisco para o biênio de 2019/2020

Pela primeira vez o processo foi realizado on-line, garantindo assim total segurança e agilidade, tanto no processo eleitoral.

Mariana Carvalho recebe demandas de Porto Velho

Mariana Carvalho recebe demandas de Porto Velho

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) recebeu em seu gabinete os vereadores de Porto Velho Márcio Miranda e Márcio Pacele, além do deputad

Comissão aprova redefinição dos limites de duas reservas extrativistas em Rondônia

Comissão aprova redefinição dos limites de duas reservas extrativistas em Rondônia

Projeto reduz limites de uma reserva extrativista e amplia a área de outraA Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia a