Porto Velho (RO) sábado, 2 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura faz mobilização na Zona Leste pela saúde da mulher


 
A prefeitura de Porto Velho realizou mobilização em prol da saúde da mulher na manhã desta terça feira (26), na Policlínica Hamilton Gondim, no setor Leste da cidade. O evento faz parte da campanha intitulada “Outubro Rosa”, cujo objetivo é trabalhar de forma preventiva a saúde das mulheres. Palestras, coleta de material para exames, corte de cabelos e consultas médicas fizeram parte da programação. De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Araújo, que lidera a campanha Outubro Rosa em Porto Velho, todos os esforços visam a conscientização do público feminino para se prevenir contra doenças, principalmente o câncer de mana. “É um trabalho constante realizado pela prefeitura, mas que é intensificado durante este mês”, comenta. Mara Regina acrescenta que exames preventivos são fundamentais, pois representam qualidade de vida.

A diretora do departamento de estratégia da saúde da família da policlínica Hamilton Gondim, Eli Solange Alencar, disse que durante todo o mês de outubro foi feito um chamamento especial às mulheres da comunidade para a realização de exames e consultas médicas. Uma equipe estava de prontidão diariamente e coletou materiais para exame preventivo de câncer do colo uterino. Várias mamografias também foram solicitadas após as mulheres passarem pela avaliação médica.

Somente nesta terça feira, foram realizadas cerca de 60 consultas médicas de mulheres que atenderam ao chamado para fazer exames preventivos. Mutirões também foram realizados aos sábados, visando atingir o maior número possível de atendimento, principalmente às mulheres que não puderam comparecer durante a semana. “É uma pena que muitas mulheres não atenderam o nosso apelo e preferem correr o risco de comprometer a saúde”, lamentou Solange.

Mara Regina participou do evento e destacou a atenção que o prefeito Roberto Sobrinho tem dado à saúde da mulher e à população em geral. “Até o final deste ano será inaugurado o Centro Municipal de Especialidades Médicas, com equipamentos sofisticados para realização de exames”, salientou.


Movimento mundial

Outubro Rosa é um movimento mundial que teve origem no ano de 1997, na Califórnia (Estados Unidos), com objetivo de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce, pois desta forma amplia-se as chances de cura para as pacientes acometidas da doença.

Segundo as estatísticas, o câncer de mama ainda é um grave problema de saúde pública em muitos países. No Brasil, anualmente são detectados 50 mil novos casos e em torno de 11 mil óbitos decorrentes da doença. A maioria das mortes ocorre em conseqüência do diagnóstico tardio nas pessoas que não se preocupam com a prevenção.


Fonte: Augusto José
 

Mais Sobre Política

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Deputada Mariana inaugura campos de futebol e cozinha do hospital municipal em Monte Negro

Ao lado do prefeito Ivair Fenandes e vereadores de Monte Negro, a deputada federal Mariana Carvalho realizou a entrega oficial à população do campo su

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

Parlamentar preside sessão para entrega de homenagens da Assembleia Legislativa

O deputado Dr. Neidson (Podemos) presidiu sessão solene para entrega de homenagens a policiais e bombeiros militares, enfermeiros do Hospital do Amo

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

Ex-presidente do MDB e ex-prefeitos firmam apoio a José Guedes

O pré-candidato a Governador pelo PSDB, José Guedes, recebeu o apoio do ex-Presidente do MDB, ex-Prefeito de Porto Velho, Dr. Tomas Correia; do ex-P

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

Assembleia Legislativa de Rondônia aprova mais de 20 projetos nas últimas sessões

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou projetos de emenda à constituição, de lei complementar, além projetos de lei, durante as sessões ordiná