Quarta-feira, 27 de outubro de 2010 - 11h45
A prefeitura de Porto Velho realizou mobilização em prol da saúde da mulher na manhã desta terça feira (26), na Policlínica Hamilton Gondim, no setor Leste da cidade. O evento faz parte da campanha intitulada “Outubro Rosa”, cujo objetivo é trabalhar de forma preventiva a saúde das mulheres. Palestras, coleta de material para exames, corte de cabelos e consultas médicas fizeram parte da programação. De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Araújo, que lidera a campanha Outubro Rosa em Porto Velho, todos os esforços visam a conscientização do público feminino para se prevenir contra doenças, principalmente o câncer de mana. “É um trabalho constante realizado pela prefeitura, mas que é intensificado durante este mês”, comenta. Mara Regina acrescenta que exames preventivos são fundamentais, pois representam qualidade de vida.
A diretora do departamento de estratégia da saúde da família da policlínica Hamilton Gondim, Eli Solange Alencar, disse que durante todo o mês de outubro foi feito um chamamento especial às mulheres da comunidade para a realização de exames e consultas médicas. Uma equipe estava de prontidão diariamente e coletou materiais para exame preventivo de câncer do colo uterino. Várias mamografias também foram solicitadas após as mulheres passarem pela avaliação médica.
Somente nesta terça feira, foram realizadas cerca de 60 consultas médicas de mulheres que atenderam ao chamado para fazer exames preventivos. Mutirões também foram realizados aos sábados, visando atingir o maior número possível de atendimento, principalmente às mulheres que não puderam comparecer durante a semana. “É uma pena que muitas mulheres não atenderam o nosso apelo e preferem correr o risco de comprometer a saúde”, lamentou Solange.
Mara Regina participou do evento e destacou a atenção que o prefeito Roberto Sobrinho tem dado à saúde da mulher e à população em geral. “Até o final deste ano será inaugurado o Centro Municipal de Especialidades Médicas, com equipamentos sofisticados para realização de exames”, salientou.
Movimento mundial
Outubro Rosa é um movimento mundial que teve origem no ano de 1997, na Califórnia (Estados Unidos), com objetivo de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce, pois desta forma amplia-se as chances de cura para as pacientes acometidas da doença.
Segundo as estatísticas, o câncer de mama ainda é um grave problema de saúde pública em muitos países. No Brasil, anualmente são detectados 50 mil novos casos e em torno de 11 mil óbitos decorrentes da doença. A maioria das mortes ocorre em conseqüência do diagnóstico tardio nas pessoas que não se preocupam com a prevenção.
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)