Segunda-feira, 25 de abril de 2011 - 18h32
A Prefeitura de Porto Velho iniciou esta semana a divulgação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), evento direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino. O trabalho está sob a responsabilidade da Coordenação da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
A divulgação está sendo feita por meio de palestras realizadas nas escolas estaduais e municipais. A primeira a receber a equipe da Sema, foi a escola Castelo Branco, nesta segunda feira, 25. As palestras estão sendo ministradas pelo pesquisador Marcos André Vannier dos Santos, titular do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz, da Fiocruz. “O nosso objetivo com essas palestras é estimular os alunos de Porto Velho a participar da olimpíada. Queremos com isso conseguir o maior número de participantes, porque acreditamos ser importante essa participação em um evento de abrangência nacional”, afirmou Fabrício Pierroti, da Coordenação de Educação Ambiental, da Sema.
Para o pesquisador Marcos Vannier, a participação de Porto Velho também é importante. “Rondônia está hoje no foco das atenções em todo o país por causa da construção das hidrelétricas, não pelo quebra-quebra que ocorreu em Jirau, mas pela questão ambiental que envolve esses empreendimentos”, afirmou.
Criada em 2002, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente tem como um de seus principais objetivos estimular professores e alunos da educação básica a refletirem criticamente sobre os temas promoção da saúde e preservação ambiental. Entre suas finalidades destacam-se o incentivo aos jovens a construírem conhecimentos multidisciplinares e a valorização do trabalho docente e das equipes pedagógicas que desenvolvem atividades criativas e inovadoras em escolas de todo o país.
A formação para a cidadania e a compreensão do significado da ciência e da tecnologia são eixos fundamentais deste projeto que se divide em duas categorias de participação, Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, e três modalidades de trabalho: Produção Audiovisual, Elaboração de Textos e Projeto de Ciências. As inscrições devem iniciar em maio e os interessados em participar devem inscrever seus trabalhos com temas relacionados às questões ambientais e de saúde diretamente no site do evento: www.fiocruz.br/olimpiada.
Fonte: Joel Elias
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)