Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura entrega quiosques no Cai N’água


 Prefeitura entrega quiosques no Cai N’água - Gente de Opinião

O secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Carlos Monteiro Gadelha, entregou na manhã desta terça-feira (08/11), as chaves dos cinco quiosques localizados no Cai N’água. Segundo Gadelha os boxes fazem parte do macro projeto idealizado pelo prefeito Roberto Sobrinho, todos destinados à revitalização do centro histórico da capital, o Complexo Turístico Madeira Mamoré. “Nestes boxes trabalharão os comerciantes que possuíam barracas às margens do rio Madeira. Cada quiosque entregue, já vem com instalação e distribuição elétrica e ainda encanamento pronto para receber o serviço de distribuição de água”, disse o secretário.

Segundo José Gadelha, assim que a primeira etapa do Complexo for inaugurada os quiosques também entrarão em funcionamento. “Será mais uma opção de lazer, com serviços de gastronomia, os quais eram oferecidos no antigo local, só que agora com mais conforto, saneamento, mais segurança e padronização, reivindicações antigas dos comerciantes e dos próprios freqüentadores do local, que a prefeitura atende hoje, proporcionando melhorias para a cidade e mais qualidade de vida e bem-estar ao público. “Hoje estamos entregando apenas cinco boxes, mas na segunda etapa do projeto entregaremos mais cinco quiosques”, completou.

Ainda de acordo com o secretário da Semdestur, estão sendo investidos no complexo, 12 milhões de reais, o que compreende a restauração de dois galpões, anfiteatro, mirante, calçamento, iluminação, urbanização, restauração da estação e a construção dos demais quiosques.

A comerciante Maria Aparecida que trabalhava no antigo local há 16 anos, recebeu as chaves das mãos do secretário Gadelha, do quiosque nº 05, com muito entusiasmo. “Era o que sempre sonhei. Um local arrumado, bem localizado e com maior segurança. Tenho certeza que meus clientes também irão aprovar o lugar”, ressaltou Maria, que tão logo recebeu as chaves, vistoriou o lugar e já começou a planejar cada cantinho de seu quiosque.

Francinaldo Oliveira, que também possuía barraca às margens do Madeira há mais de 15 anos, ficou entusiasmado com o seu quiosque, que por meio de sorteio, ficou com o nº 3. “Já consigo imaginar meus clientes, comendo um saboroso peixe e aproveitando a vista maravilhosa que temos daqui”, disse contente.

O secretário Gadelha esclareceu que também por meio de sorteio, ficou estabelecida a entrega destes quiosques, hoje foram entregues cinco, e mais cinco com a entrega da segunda etapa de revitalização do Complexo.


Revitalização

A obra de revitalização está sendo executada com recursos do Ministério do Turismo (primeira etapa) dos recursos oriundos das compensações da usina hidrelétrica de Santo Antônio (restante do projeto). Uma das condicionantes para a construção da usina foi a recuperação da Estrada de Ferro em toda a extensão da orla. O trabalho é coordenado por um Grupo de Trabalho criado pela prefeitura, pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), pela Gerência Regional do Patrimônio da União (GPU) e pela empresa Santo Antônio Energia. A revitalização da Estrada de Ferro e da Estação do Madeira Mamoré, depois de concluída, integrará um projeto maior onde está contemplada a construção do Parque das Águas, no Baixa da União e de um porto na localidade do Cai N’água. Na primeira etapa da obra de revitalização do Complexo Madeira Mamoré, foram recuperados dois galpões da antiga estação.

O Armazém I contará com espaço para oficinas de teatro, música, danças, artesanatos e pintura. No Armazém II funcionará um mini Centro de Convenções que poderá ser utilizado para eventos diversos e mais um teatro de arena do lado externo. A segunda fase do projeto que está em andamento prevê toda a urbanização do espaço, com a construção de um calçadão que vai desde a Avenida 07 de Setembro até a João Alfredo, praça de alimentação, playground, pista para corrida, quadra poliesportiva, ciclovia e acesso diferenciado para pedestre e veículos. Numa etapa posterior, será trabalhada a recuperação da locomotiva e da Estrada de Ferro que voltará a funcionar fazendo o trajeto da estação até a Igrejinha de Santo Antônio.

Fonte: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)