Porto Velho (RO) domingo, 15 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura entrega mais 160 toneladas de calcário para 439 famílias


"Programa permite produção de qualidade de hortaliças, antes só fornecidas por regiões do Sul do País"

Em continuidade ao Programa de Recuperação de Áreas Degredadas, da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), o prefeito Roberto Sobrinho distribuiu nesta quarta-feira (5) dois caminhões de calcário  nas comunidades Vale do Sol e Boa Esperança, próximas ao Jardim Santana. Roberto visitou também a chácara do Sirineu, na Linha Progresso, que, usando tecnologia israelense, produz com a mesma quantidade e qualidade todas as hortaliças, legumes e frutas, que chegam a Porto Velho procedentes do sul e sudeste do país. Para se ter uma idéia do sucesso deste empreendimento rural, Sirineu e mais sete irmãos que também têm chácaras no mesmo local, abastecem Porto Velho e exportam para Manaus o excedente.

O presidente da Associação dos Moradores do Vale do Sol, Luiz Dionísio Souza, agradeceu a presença do prefeito e enalteceu a força produtiva da comunidade, que em apenas seis anos já possui 23 aviários, centenas de hortas e conta com 239 produtores.

O prefeito e os produtores assistiram a uma demonstração de campo com máquinas da prefeitura gradeando e lançado o calcário. "Há 1 ano atrás ninguém acreditava que estas terras seriam aradas e calcariadas pela prefeitura. Hoje estamos aqui comemorando este feito. Porém, da mesma forma que  nós estamos beneficiando esta comunidade com 80 toneladas de calcário para amenizar a acides da terra,   queremos chegar aqui dentro de seis meses e encontrar estes campos plantados e os produtores fazendo sua parte," afirmou a secretária Josélia Saraiva, coordenadora do evento. Roberto Sobrinho frisou que seu objetivo é modificar o fluxo migratório do campo para cidade. "Para tanto estamos desenvolvendo ações de apoio para o homem do campo e suas famílias. Transporte escolar, estradas vicinais, energia (Luz para Todos) e agora gradeação  e calcário, são alguns dos serviços que estamos oferecendo. A meta é melhorar as condições de vida dos produtores," disse.   

Boa Esperança
"Estou feliz por estar trazendo para a Comunidade Boa Esperança uma coisa positiva. Diziam que Porto Velho não tem terra boa para agricultura. Conversa fiada. Estou vindo de chácaras localizadas na Linha Progresso que possuem 25 trabalhadores e utilizam técnica de plantio israelense (coisa simples) e que produzem toneladas de frutas, legumes e hortaliças. Nós estamos entregando 80 toneladas de calcário para serem utilizadas na correção da acides da terra. Sei que o objetivo da Comunidade Boa Esperança é criar um "Cinturão Verde. Nós vamos apoiar esta meta pensando no presente e no futuro que se avizinha. Estão aí, batendo na porta, as duas usinas hidrelétricas do Madeira. Serão milhares de trabalhadores que irão precisar de alimentação e nós temos que nos preparar. O contrário disto é importar alimentos e não gerar renda para a nossa gente", advertiu o prefeito.

Roberto Sobrinho agendou reunião para a próxima segunda-feira (10) no Incra, para tratar da implantação de energia do Programa Luz para Todos, nas Comunidades Vale do Sol e Boa Esperança e, posteriormente, trocar idéias sobre o encascalhamento das linhas.

Participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Coelho, e o coordenador do MCC (Movimento Camponês Corumbiara), Adelino Ramos, e outras lideranças rurais.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári