Quinta-feira, 22 de julho de 2010 - 12h46
O prefeito Roberto Sobrinho entregou no final da tarde desta quarta-feira, 20 casas para famílias de baixa renda que estavam em situação de vulnerabilidade social, em áreas de risco e ocupações irregulares. As casas são de alvenaria e têm 40,80 metros quadrados de área construída, compostas de dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Cada terreno mede 160 metros quadrados. As residências fazem parte do Programa Veredas I, localizado na Rua Raimundo Cantuária com José Amador dos Reis, setor Leste da cidade.
Durante a solenidade, o prefeito lembrou as dificuldades para concluir a obra, como empresas que desistiram do contrato e até invasões às casas em construção. “É um momento que vai ficar marcado na vida dessas famílias. Essas habitações também representam a vontade política de fazer moradias para as pessoas mais simples, que realmente necessitam”, disse.
Roberto ainda falou do programa Assentamento Orientado, que também faz parte da política da Prefeitura para reduzir o déficit habitacional em Porto Velho. “Recentemente assentamos 400 famílias no bairro Socialista. Cada uma delas ganhou um lote para construir sua casa própria”, destacou. O prefeito informou que está construindo mais de duas mil habitações para pessoas de baixa renda e que no próximo mês (agosto) vai entregar mais 300 novas unidades.
Sorteio
Ao final, o prefeito destacou a parceria e o apoio do Governo Federal, através da Caixa Econômica, que liberou os recursos; o empenho da Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação (Semur); Secretaria Municipal de Obras e Projetos Especiais (Sempre) e Secretaria de Assistência Social (Semas). Aos moradores, Roberto fez a seguinte recomendação: “Ajudem a manter esse espaço. Casa é para quem tem necessidade de morar e não para especular”. Logo após, o prefeito fez o sorteio da primeira moradia, que contemplou a família de Sebastião Lopes da Silva.
Agradecimento
A autônoma Rafaela Ferreira de Andrade, uma das beneficiadas pelo Programa Veredas I fez questão de agradecer o prefeito Roberto Sobrinho e todas as pessoas envolvidas na obra. Ela morava em uma área de risco no bairro Cuniã, setor Leste, de onde foi retirada e passou dois anos morando de aluguel pago pela Prefeitura. “Aqui está bem melhor. Valeu a pena esperar”, disse emocionada.
Veredas III
O secretário Ian Kleber Cerqueira (Semur) informou que em agosto serão entregues mais 175 casas do Programa Veredas III e Candelária, no bairro Marcos Freire, extremo Leste de Porto Velho. Ele explicou que as famílias beneficiadas foram cadastradas após levantamento prévio realizado pela Secretaria de Assistência Social (Semas) e a Defesa Civil do Município, por estarem em situação de vulnerabilidade social. “Nosso objetivo é reduzir o déficit habitacional e as desigualdades sociais”, completou.
A secretária Silvana Cavol (Sempre) acrescentou que foram investidos cerca de R$ 600 mil nas 20 unidades habitacionais entregues nesta quarta-feira. O superintendente da Caixa, Wilson Evaristo, falou da parceria com a Prefeitura e elogiou a política habitacional implementada na gestão de Roberto Sobrinho.
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)