Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura elabora o Plano Diretor de Porto Velho


A Prefeitura de Porto Velho começou a elaborar o Plano Diretor em 2002, mas não concluiu os trabalhos. Agora a administração do prefeito Roberto Sobrinho está terminando a tarefa que é exigida pelo Ministério das Cidades, a partir das novas políticas fundiárias estabelecidas no País.

O Plano Diretor, obrigatório por lei federal, deve ser realizado de dez em dez anos. É através deste levantamento que a administração municipal define o zoneamento da cidade, planeja o uso das áreas urbanas, ou seja, define onde a área vai ser residencial ou industrial, além de demarcar ruas e avenidas.

É um trabalho feito em conjunto com várias entidades federais, estaduais e municipais. Para elaborar o Plano Diretor de Porto Velho, a prefeitura criou o Núcleo de Gestão, no qual reuniu representantes dos ministérios públicos federal e estadual, secretarias municipais, OAB, CREA, CUT, SEBRAE, FIERO, sindicatos, associações de bairros, organizações não governamentais, além de representantes da própria população, afinal a comunidade é a maior interessada em ter um município mais organizado. 

Este Núcleo de Gestão está encarregado de divulgar as propostas do Plano Diretor que foram elaboradas em duas fases. A primeira é a leitura técnica, feita pelos profissionais da área com o arquitetos, engenheiros e técnicos especializados, e a segunda é a leitura comunitária feita através das opiniões dos moradores dos vários bairros da capital. "O Plano Diretor é um instrumento para garantir a todos os cidadãos um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, com habitação digna, saneamento ambiental,  acesso ao transporte e trânsito seguros e aos serviços urbanos", diz a coordenadora do Plano Diretor, engenheira Márcia Luno.

Todo este trabalho agora vai para a Câmara de Vereadores, que também já está acompanhando os trabalhos realizados até aqui, para que tenham mais condições de discutir e opinar sobre o Plano Diretor apresentado para apreciação e votação dos vereadores.

Depois da aprovação da Câmara, a prefeitura deve criar o Conselho Municipal que vai acompanhar a execução do Plano Diretor. "A execução do Plano Diretor é prioridade para a nossa administração, uma vez que ele representa um modelo do que deve ser feito no município visando atender as principais necessidades da população de Porto Velho. A nossa principal meta é proporcionar o bem-estar de todos", enfatiza o prefeito Roberto Sobrinho.
 

Mais Sobre Política

Eleições na Rússia: deputada Mariana Carvalho acompanhou pleito a convite da Câmara Cívica do País

Eleições na Rússia: deputada Mariana Carvalho acompanhou pleito a convite da Câmara Cívica do País

A deputada federal Mariana Carvalho (RO) acompanhou de Moscou, as eleições para o Parlamento russo neste final de semana. Ela foi convidada pela Câm

Presidente Alex Redano destaca importância de conhecer novos modelos de gestão

Presidente Alex Redano destaca importância de conhecer novos modelos de gestão

Encerrando a sua extensa agenda de trabalho em Palmas, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), se reuniu com os governad

Comissão debate Política Nacional de Trânsito em Porto Velho

Comissão debate Política Nacional de Trânsito em Porto Velho

A Comissão Permanente de Trânsito da Câmara Municipal de Porto Velho reuniu-se na manhã desta segunda-feira 20.09 e debateu sobre pontos específicos

Everaldo Fogaça ressalta trabalho da Prefeitura durante inauguração de nova unidade de saúde municipal

Everaldo Fogaça ressalta trabalho da Prefeitura durante inauguração de nova unidade de saúde municipal

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) prestigiou nesta sexta-feira 17.09 a solenidade de entrega da unidade de saúde Ernandes Índio, localizado no