Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura elabora o Plano Diretor de Porto Velho


A Prefeitura de Porto Velho começou a elaborar o Plano Diretor em 2002, mas não concluiu os trabalhos. Agora a administração do prefeito Roberto Sobrinho está terminando a tarefa que é exigida pelo Ministério das Cidades, a partir das novas políticas fundiárias estabelecidas no País.

O Plano Diretor, obrigatório por lei federal, deve ser realizado de dez em dez anos. É através deste levantamento que a administração municipal define o zoneamento da cidade, planeja o uso das áreas urbanas, ou seja, define onde a área vai ser residencial ou industrial, além de demarcar ruas e avenidas.

É um trabalho feito em conjunto com várias entidades federais, estaduais e municipais. Para elaborar o Plano Diretor de Porto Velho, a prefeitura criou o Núcleo de Gestão, no qual reuniu representantes dos ministérios públicos federal e estadual, secretarias municipais, OAB, CREA, CUT, SEBRAE, FIERO, sindicatos, associações de bairros, organizações não governamentais, além de representantes da própria população, afinal a comunidade é a maior interessada em ter um município mais organizado. 

Este Núcleo de Gestão está encarregado de divulgar as propostas do Plano Diretor que foram elaboradas em duas fases. A primeira é a leitura técnica, feita pelos profissionais da área com o arquitetos, engenheiros e técnicos especializados, e a segunda é a leitura comunitária feita através das opiniões dos moradores dos vários bairros da capital. "O Plano Diretor é um instrumento para garantir a todos os cidadãos um lugar adequado para morar, trabalhar e viver com dignidade, com habitação digna, saneamento ambiental,  acesso ao transporte e trânsito seguros e aos serviços urbanos", diz a coordenadora do Plano Diretor, engenheira Márcia Luno.

Todo este trabalho agora vai para a Câmara de Vereadores, que também já está acompanhando os trabalhos realizados até aqui, para que tenham mais condições de discutir e opinar sobre o Plano Diretor apresentado para apreciação e votação dos vereadores.

Depois da aprovação da Câmara, a prefeitura deve criar o Conselho Municipal que vai acompanhar a execução do Plano Diretor. "A execução do Plano Diretor é prioridade para a nossa administração, uma vez que ele representa um modelo do que deve ser feito no município visando atender as principais necessidades da população de Porto Velho. A nossa principal meta é proporcionar o bem-estar de todos", enfatiza o prefeito Roberto Sobrinho.
 

Mais Sobre Política

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di