Quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 13h23
A chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Míriam Saldaña, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (9/6) com a vice-reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ivonete Tamboril, atendendo a uma solicitação da reitoria, para firmar uma parceria de apoio à manutenção do campus de Porto Velho. Na ocasião, foi decidido que a prefeitura construirá seis paradas de ônibus no local, cederá três funcionários para ajudar diariamente na limpeza e implantará novos postes e luminárias para melhorar a iluminação do local. A vice-reitora explicou que a instituição conta com poucos recursos para fazer a manutenção do campus, que, além disso, está passando por uma ampliação, “o que dificulta ainda mais este trabalho”.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de serviços básicos (Semusb), Jair Ramirez, do presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Mário Sérgio, do diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Semusb, Erasmo Carlos dos Santos e do prefeito do campus, Carlos Brito.
Durante a reunião ficou acertado que a Unir e a Prefeitura farão uma parceria para o trabalho de divulgação do serviço de coleta seletiva de lixo que a prefeitura vai implantar no município dentro de cinco meses. “Temos professores que podem ajudar a levar esta mensagem para a população”, explicou a vice-reitora.
Míriam Saldaña aoiou a idéia e afirmou que “a participação da Unir neste trabalho será muito importante, porque dará maior visibilidade à campanha que a prefeitura fará junto à comunidade na implantação do serviço”.
Lixo
Segundo o secretário Jair Ramirez, a campanha sobre a coleta seletiva será voltada principalmente para as escolas. “As crianças é que vão ensinar os adultos sobre a importância deste serviço”, explicou. Ele informou que atualmente a prefeitura está fazendo um levantamento na cidade para escolher os bairros onde serão instalados os ecopontos, para onde a população poderá levar o lixo reciclável. Além disso, haverá um agendamento com datas marcadas para o recolhimento deste material.
O secretário explicou ainda que a Semusb está abrindo valas na lixeira municipal, para evitar que o gás formado nos depósitos mais antigos produza fumaça, que estava afetando o campus. Ivonete Tamboril afirmou que o resultado deste trabalho já está sendo percebido no campus.
Jair Ramirez informou também que a obra do aterro municipal já foi licitada e atualmente a empresa Odebrechet está elaborando o projeto para a implantação do mesmo. “Temos o prazo de um ano para concluir este estudo e iniciar os trabalhos”, disse ele. O aterro municipal será instalado em uma área contígua ao depósito utilizado atualmente, que foi adquirida pela prefeitura para este fim.
Fonte: Ana Aranda
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)