Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 - 12h07
Como tem ocorrido em anos anteriores, na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, mais uma vez a secretaria municipal de Saúde (Semusa), reforça o atendimento à população durante o período carnavalesco. De acordo com o secretário adjunto da Semusa, Luiz Eduardo Maiorquin, várias frentes de trabalho foram montadas e organizadas para garantir a melhor atenção possível aos foliões e à comunidade em geral.
O secretário explicou que uma das equipes irá trabalhar a parte de educação e saúde e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS). Os profissionais irão atuar junto às concentrações dos blocos e escolas de samba, distribuindo panfletos explicativos, preservativos (camisinhas)- num total de 300 mil unidades- e prestando orientações verbais aos brincantes. “Montaremos ponto de apoio nesses locais de desfiles para que possamos alcançar o melhor resultado possível”, destacou.
As policlínicas Hamilton Gondin, no bairro Tancredo Neves; Manoel Amorim de Matos, no Jardim Eldorado e Ana Adelaide, na região central da cidade, terão as equipes médicas reforçadas. “No período noturno iremos trabalhar com três clínicos gerais nessas unidades. Em dias normais os plantões funcionam com dois”, explicou. Além disso, foram montados kits de emergências contendo soros, medicamentos e materiais utilizados em curativos para atender o mais rápido possível os casos de maior gravidade.
Outro ponto destacado por Maiorquin é que em cada uma dessas policlínicas haverá ambulância para remover pacientes graves ao Pronto Socorro e Hospital João Paulo II. As ambulâncias também serão utilizadas para atender ocorrências no entorno, uma espécie de reforço no atendimento prestado pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU). Outra ambulância dará suporte no percurso dos desfiles.
SAMU
Conforme Luis Eduardo Maiorquin, além das ambulâncias destinadas para as policlínicas e locais de desfiles, outras quatro estarão de prontidão no SAMU para assistir à comunidade. Os casos de menor complexidade serão atendidos por três unidades básicas. Uma UTI móvel irá atender as ocorrências que exigirem cuidados especiais, como esfaqueados, baleados e vítimas graves de acidentes de trânsito. “A tendência é de aumento da demanda nesse período, por isso, o SAMU estará sempre com sua estrutura pronta para que o tempo resposta seja o mais rápido possível”, comentou.
Apesar da estrutura montada para garantir atendimento, o secretário pede aos foliões que não abusem da bebida alcoólica, não dirijam embriagados e não se exponham a riscos de agressões e acidentes. “Pedimos que todos façam a sua parte para que possam realmente aproveitar o carnaval”, disse.
Fonte: José Augusto
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)