Terça-feira, 7 de junho de 2011 - 17h27
Trinta e cinco funcionários de órgãos afins participam do “Minicurso de Implantação e Manutenção de Arborização Urbana” ofertado pela Prefeitura de Porto Velho dentro da programação do evento “8 Dias de Ativismo Verde”, realizado junto com a Semana do Meio Ambiente, aberta no último domingo, 05.
A capacitação é ministrada pelo engenheiro agrônomo, José Ricardo Martins da Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), na Faculdade São Lucas. Participam do minicurso funcionários Embrapa, Sedam, Exército, Eletronorte, Emater e Emdur. “Os participantes são aqueles profissionais que trabalham com o cultivo e plantio em áreas urbanas. E durante todo o dia eles receberão instrução sobre os procedimentos mais adequados a serem tomados com relação ao serviço que eles desenvolvem”, explicou o chefe do Departamento Manejo e Proteção Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Dempa/Sema), Denis de Souza Oliveira.
Para ele, a expansão urbana que absorve os espaços vazios é um fenômeno que compromete a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, como Porto Velho. Por isso é preciso resgatar a função social da cidade e da propriedade urbana, a qual comporta o direito à preservação do patrimônio ambiental e cultural do município e que deve levar em conta o respeito ao direito de vizinhança, a segurança do patrimônio público e privado, a preservação e recuperação do ambiente natural. Ele lembrou ainda que o clima urbano difere consideravelmente do ambiente natural e a qualidade do ar, fica comprometida pela combustão de veículos automotores e pela emissão de poluentes advindos de atividades industriais.
O chefe do Dempa reforçar que, além da função paisagística, a arborização urbana proporciona outros benefícios à população como, proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, ambientação à pássaros e absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população
O ministrante da capacitação, José Ricardo Martins, adiantou que o minicurso foca assuntos como a arboricultura nativa, a importância do planejamento da arborização para a cidade, e também a floresta urbana com relação a biodiversidade destacando a rearborização com espécies nativas. “São pontos importantes para eles saberem como executar melhor o trabalho que tem a função de melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.
A engenheira florestal da Emater, Tulyana Azevedo, disse que está sendo importante participar do minicurso. “A cidade cresceu muito. Tem muita gente de fora, e é preciso planejar melhor os espaços verdes para o uso coletivo. E saber como lhe dá com isso é muito importante para as nossas atividades”, falou.
Fonte: Joel Elias
Assembleia divulga programação para a 12ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece entre os dias 26 e 31 de
Deputado Jean Mendonça destina R$ 200 mil para Casa de Apoio a pacientes com câncer
O deputado Jean Mendonça (PL) destinou R$ 200 mil em emenda parlamentar para a Associação Casa de Apoio Filhos de Hiram (ACAFH), entidade vinculada
Equipamento viabilizado por emenda da deputada garantirá mais agilidade e segurança no atendimento às comunidades ribeirinhasCom o compromisso de apr
Durante evento ocorrido em Ariquemes, de apresentação dos resultados do Programa Segurança Rural, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) rea