Transporte dos produtos é feito com
utilização de um barco e três caminhões
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) promove o Programa Caminhões e Barcos da Produção, sem cobrança de frete para a produção da agricultura familiar das localidades que ficam ao longo do Rio Madeira e na área de influencia da BR-364. O trabalho é feito com três caminhões e o barco da produção.
Todas as terças-feiras, às 11h, o barco da produção ‘desce o rio’ até a comunidade de Conceição da Galera. No outro dia, às 7h começa a viagem de retorno para Porto Velho, quando o barco vai parando nas comunidades para embarcar os produtos, juntamente com os agricultores, para que estes comercializem os produtos na cidade. Para isto, a prefeitura disponibiliza a Feira do Produtor, mas muitos agricultores ainda preferem vender a produção para o atravessador, no porto do Cai N`Água. “O ideal seria que eles vendessem os produtos diretamente para o consumidor, porque assim conseguiriam um preço melhor, mas a Semagric não pode obrigar ninguém a isto. Os agricultores são livres para comercializar a produção da maneira que acharem conveniente”, explica o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural, Marcellin Champagnat Medeiros.
Além da economia com o frete, os agricultores ganham a viagem até a cidade, aonde eles fazem compras e resolvem outros assuntos. Na viagem de barco a alimentação também é gratuita.
Os três caminhões da produção a serviço do programa, cada um com capacidade para 10 toneladas, diariamente partem de Porto Velho para percorrer as diversas linhas (estradas) localizadas ao longo da BR-364, de onde transportam a produção dos agricultores familiares para a Feira do Produtor Rural.
Feira do Produtor Rural
Localizada na avenida Rogério Weber, a Feira do Produtor Rural está aberta diariamente das 6h às 18h e oferece produtos fresquinhos para os consumidores. A feira comercializa no varejo e também no atacado, abastecendo feirantes, hotéis, restaurantes, lanchonetes e outros pequenos varejistas. A Feira do Produtor tem com maior objetivo combater a ação dos atravessadores, oportunizando uma renda melhor e mais justa para os pequenos agricultores.

Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)