Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho realiza oficina de Autoavaliação do Gespública



A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad) está realizando em parceria com a Fundação Escola do Servidor Público Municipal de Porto Velho (Funescola), a Oficina de Autoavaliação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). A oficina envolve neste primeiro momento quarenta servidores municipais das secretarias municipais de Planejamento (Sempla), de Administração (Semad), de Fazenda (Semfaz), de Educação (Semed), da Controlodoria Geral e Procuradoria Geral e Funescola.

O Gespública é um programa do Governo Federal que tem como objetivo fomentar a transmissão de conhecimento e ferramentas sobre a excelência e gestão pública. “Com este conceito em prática, os servidores municipais, que estão participando desta oficina, serão futuros multiplicadores do Gespública no ambiente de trabalho para que o cidadão portovelhense tenha a máxima qualidade nos serviços prestados pelo município. Com relação ao próprio servidor, a partir desta formação, ele terá outra visão de qualidade e responsabilidade do papel que desempenha no ambiente de serviço público”, explicou Leidismar Fernandes Nalasco, consultora do Gespublica, que está ministrando a oficina em Porto Velho. “Esta oficina é uma demonstração da visão de futuro do prefeito Roberto Sobrinho com relação à nova dinâmica que deve existir nas repartições públicas e serviços prestados pelo município ao cidadão. Esta é uma estratégia que será sistematizada nos próximos três a cinco anos até que de uma forma global tanto o servidor quanto o munícipe possam juntos vivenciar uma nova forma de gestão pública municipal”, destacou, Cristóvão Nascimento, assessor especial da Sempla.

Oficina

A oficina está sendo realizada no laboratório de informática da Uniron e vai até o dia 23 de junho. No dia 24, os participantes apresentam a Carta de Serviço ao Cidadão, um documento que tem como finalidade levar ao conhecimento dos portovelhenses os serviços e atividades de atendimento e reafirmar seu comprometimento com a excelência na prestação de seus serviços.

GesPública

O GesPública, foi instituído pelo Decreto nº 5.378/2005, para contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País, formulando e implementando medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais. O GesPública surgiu da fusão dos Programas da Qualidade no Serviço Público (PQSP) e Nacional de Desburocratização (PND). A Base do programa é ser essencialmente pública; focada em resultados e federativa.

Fonte: Fabrícius Bariani
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)