Quinta-feira, 30 de setembro de 2010 - 18h49
A prefeitura de Porto Velho, através da coordenadoria municipal para mulheres, em parceria com o ministério do desenvolvimento agrário (MDA), realizou nos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre o “Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural”. Segundo Mara Regina, coordenadora de mulheres do município, o objetivo é a emissão de documentos gratuitos para as trabalhadoras rurais e seus familiares como forma de garantir, a cidadania e preservar os seus direitos sociais e econômicos.
Além da emissão dos documentos, a equipe da prefeitura faz a devida orientação às trabalhadoras sobre a importância e os requisitos para que tenham a posse de sua documentação civil básica. A emissão destes documentos e dos demais que compõe a documentação civil básica, é um direito de todo brasileiro. A mobilização visa ampliar o acesso a documentação básica, contribuindo para o bem estar social da comunidade, que passará a ter acesso aos programas de governo e que as tornem cidadãs de fato, perante a sociedade e o poder público. “Isto é uma preocupação da prefeitura, por que sabemos que há muitas trabalhadoras rurais sem os documentos básicos e que não podem participar de programas voltados para a agricultura familiar, reforma agrária, entre outras atividades”, explicou Mara Regina.
Ainda de acordo com a coordenadora, a emissão dos documentos civis básicos abre as portas aos serviços de saúde e de assistência social às pessoas que até agora, por algum motivo, ainda não possuem os principais documentos de identificação pessoal.
Atendimento
Durante o mutirão os serviços oferecidos foram: Carteira de Identidade, Carteira do Trabalho, Certidão de Nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cadastro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para recebimento do auxilio maternidade e auxilio aposentadoria e cadastramento na coordenadoria municipal das mulheres, para identificação das demandas e ofertas dos serviços da prefeitura de Porto Velho. Ao todo foram realizados mais de dois mil atendimentos com trabalhadoras rurais e urbanas.
Além dos cadastros a equipe apresentou os programas, projetos e serviços efetuados pela coordenadoria das mulheres, bem com informações quanto aos direitos das mulheres no município e a oportunidade de desenvolver cursos profissionalizantes para melhoramento da economia familiar. “Recebemos diversas demandas de serviços para encaminhar as demais secretarias municipais, visando o atendimento à essas mulheres e suas respectivas famílias”, disse Mara Regina.
A próxima etapa do mutirão será desenvolvida para as comunidades ribeirinhas, no baixo Madeira, ainda no decorrer deste ano.
Fonte: Meiry Santos
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026
Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos
O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho
O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)