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Prefeitura de Porto Velho participará de Salão de Turismo em São Paulo



O município de Porto Velho estará presente no 5º Salão de Turismo que acontece de 26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo (SP). O município será representado pelo secretário municipal Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, José Carlos Monteiro Gadelha e pelo coordenador municipal de Turismo, Jun Alex Yamamoto.Este ano, ao contrário de 2009, a prefeitura não terá estande no salão. O município estará no evento como integrante da comitiva do estado junto com Guajará-Mirim, Ariquemes e Cacoal e o Governo do Estado. Junto com o grupo seguirão também representantes do Sebrae/RO, das faculdades e do Sindhotel.

Para o secretário José Gadelha, unir todos em uma comitiva só foi a melhor estratégia encontrada para a divulgação das atrações turísticas tanto do Estado como as específicas da capital de Rondônia. “Temos ainda o setor do turismo receptivo ainda organizado, o que compromete a participação em atividades dentro do salão como, por exemplo, as rodadas de negócios”, explica o secretário. Como material de divulgação, será apresentado durante o evento o Guia de Turismo de Porto Velho, além de produtos para degustação durante o evento como bombons, castanha e mostra do refrigerante Dydyo e do sorvete Dulim.

Destinos Indutores

Para reverter o quadro atual que apresenta o setor, a Coordenadoria Municipal de Turismo vem desenvolvendo várias ações. Uma delas foi a inclusão de Porto Velho na Rota Internacional Amazônia, Andes, Pacífico que visa a integração dos países da fronteira (Brasil, Bolívia, Peru), por meio de roteiros turísticos.

A capital está também entre os municípios que participam do projeto 65 Destinos Indutores, criados pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), com o apoio do Ministério de Turismo (MTur).

Durante o evento o ministério premiará as melhores práticas em prol do desenvolvimento do turismo adotadas nos 65 destinos indutores, que englobam todas as capitais brasileiras e municípios com vocação turística. Dentro do Salão de Turismo também será realizada uma reunião para avaliar as ações desenvolvidas.

Propostas de governos estaduais, prefeituras municipais, colegiados, iniciativa privada e terceiro setor poderão participar da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.“Esse projeto é importante porque por meio dele será possível expandir as ações voltadas ao setor para o restante do Estado. E isso é importante porque queremos que a nossa capital tenha um turismo forte. Queremos que o turista venha pra cá não apenas de passagem, mas para ficar, injetar dinheiro na economia local”, frisa o secretário.

Salão

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios.

Durante o evento os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo. O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

Fonte: Joel Elias

 

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