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Prefeitura de Porto Velho investe compensações, na modernização do trânsito.


 
A prefeitura de Porto Velho tem várias ações previstas para o ano de 2.010, nas áreas de infraestrutura, social e projetos inovadores. Dentro dos projetos inovadores está uma grande modernização do sistema de trânsito da Capital. O prefeito Roberto Sobrinho determinou que fosse realizado estudos e projetos das necessidades urgentes de melhorias e segurança no trânsito do município. O setor de engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semtran) apresentou trabalhos importantes como o plano viário e a modernização semafórica. 

Estes planos compreendem a construção de baias estruturadas para ônibus; colocação de lixeiras nos abrigos das paradas; sinalização de vias urbanas; modernização semafórica; monitoramento dos semáforos; cruzamentos críticos inspecionados por câmeras entre outros. Estes projetos serão executados através dos recursos das compensações pela construção das usinas no Rio Madeira. “É preciso manter uma visão ampla e futura do que a nossa cidade precisa para crescer, mas oferecendo qualidade de vida e segurança à população e o trânsito é um dos pontos mais importantes. Somando a estas ações também está em andamento a ampliação da iluminação pública, a padronização das calçadas, a instalação do aterro sanitário, a limpeza constante urbana, entre outras ações. O desafio é grande e vamos manter o ritmo de trabalho em todos os lugares do nosso município”, pontuou o prefeito. 

A secretária municipal da Semtran, Fernanda Moreira, detalhou algumas destas ações e ainda, adiantou que outros estudos estão na fase final para serem anexados aos projetos já prontos. “É preciso responde rapidamente às novas necessidades da cidade. Com o constante crescimento da frota de veículos estamos também respondendo com medidas que vão garantir segurança e mobilidade em nossas vias”, acrescentou a secretária.

Modernização Semafórica

Na Semtran será instalada um Centro de Controle de onde serão monitorados 34 cruzamentos com semáforos. O controle será feito por uma mesa semafórica, composta de sensores que anunciam qualquer pane nos semáforos possibilitando uma interferência mais rápida da secretaria no local e recuperar o sistema. Outro recurso que também está previsto no Plano Viário é a instalação de 4 câmeras com giro de 360 graus em pontos estratégicos, como o cruzamento das ruas Marechal Deodoro com a Carlos Gomes. A partir das imagens das capturadas pelas câmaras será possível controlar o trânsito e ainda acionar o socorro de emergência e urgência, os agentes e a polícia de trânsito para atender a uma eventual colisão por exemplo. Também serão instalados 100 novos semáforos de LED, que têm 5 anos de garantia contra a queima e um consumo de energia muito inferior aos de lâmpadas. No cruzamento da Avenida Pinheiro Machado com a BR 316 é um modelo já empregado pela prefeitura.Somando a estas novas estruturas está prevista a ampliação da sinalização horizontal e vertical das vias urbanas.

Baias Estruturadas para Ônibus

A Semtran e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) farão juntas a construção de 55 novas Baias Estruturadas para Ônibus. Essas baias têm o objetivo de modernizar a área onde os coletivos fazem as paradas, mas sem danificar o asfalto, como acontece atualmente devido ao peso dos veículos. Na cidade foram feitas duas experiências de sucesso substituindo o asfalto por um projeto de bloquetes, que suportam o peso e a frenagem dos ônibus. Os pontos com o novo piso estão localizados um na Avenida Amazonas próximo à BR 316 (antiga Avenida Governador Jorge Teixeira) e outro na parada em frente à Rodoviária Municipal. Há seis anos foi feita a substituição, o que resolveu o problema de levantar asfalto, que provocava o acúmulo de água e aumentava ainda mais os danos ao asfalto, prejudicando o uso do ponto pelos passageiros. A Semtran executou o projeto e a Emdur deverá receber os recursos via compensação para executar a obra.

Novos Abrigos

Ao todo serão 65 novos abrigos, 50 de ferro com bancos de madeira e 15 de concreto que serão reativados. Em cada ponto, nos novos e nos já existentes, também serão instaladas mais de 400 lixeiras. Os abrigos serão construídos sobre calçadas que terão acesso por rampas para os idosos e cadeirantes. Estes acessos vêm somar aos 28% da frota de coletivos já adaptados ao passageiro cadeirante. 

Fonte: Fabrícius Bariani

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