Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho investe compensações, na modernização do trânsito.


 
A prefeitura de Porto Velho tem várias ações previstas para o ano de 2.010, nas áreas de infraestrutura, social e projetos inovadores. Dentro dos projetos inovadores está uma grande modernização do sistema de trânsito da Capital. O prefeito Roberto Sobrinho determinou que fosse realizado estudos e projetos das necessidades urgentes de melhorias e segurança no trânsito do município. O setor de engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semtran) apresentou trabalhos importantes como o plano viário e a modernização semafórica. 

Estes planos compreendem a construção de baias estruturadas para ônibus; colocação de lixeiras nos abrigos das paradas; sinalização de vias urbanas; modernização semafórica; monitoramento dos semáforos; cruzamentos críticos inspecionados por câmeras entre outros. Estes projetos serão executados através dos recursos das compensações pela construção das usinas no Rio Madeira. “É preciso manter uma visão ampla e futura do que a nossa cidade precisa para crescer, mas oferecendo qualidade de vida e segurança à população e o trânsito é um dos pontos mais importantes. Somando a estas ações também está em andamento a ampliação da iluminação pública, a padronização das calçadas, a instalação do aterro sanitário, a limpeza constante urbana, entre outras ações. O desafio é grande e vamos manter o ritmo de trabalho em todos os lugares do nosso município”, pontuou o prefeito. 

A secretária municipal da Semtran, Fernanda Moreira, detalhou algumas destas ações e ainda, adiantou que outros estudos estão na fase final para serem anexados aos projetos já prontos. “É preciso responde rapidamente às novas necessidades da cidade. Com o constante crescimento da frota de veículos estamos também respondendo com medidas que vão garantir segurança e mobilidade em nossas vias”, acrescentou a secretária.

Modernização Semafórica

Na Semtran será instalada um Centro de Controle de onde serão monitorados 34 cruzamentos com semáforos. O controle será feito por uma mesa semafórica, composta de sensores que anunciam qualquer pane nos semáforos possibilitando uma interferência mais rápida da secretaria no local e recuperar o sistema. Outro recurso que também está previsto no Plano Viário é a instalação de 4 câmeras com giro de 360 graus em pontos estratégicos, como o cruzamento das ruas Marechal Deodoro com a Carlos Gomes. A partir das imagens das capturadas pelas câmaras será possível controlar o trânsito e ainda acionar o socorro de emergência e urgência, os agentes e a polícia de trânsito para atender a uma eventual colisão por exemplo. Também serão instalados 100 novos semáforos de LED, que têm 5 anos de garantia contra a queima e um consumo de energia muito inferior aos de lâmpadas. No cruzamento da Avenida Pinheiro Machado com a BR 316 é um modelo já empregado pela prefeitura.Somando a estas novas estruturas está prevista a ampliação da sinalização horizontal e vertical das vias urbanas.

Baias Estruturadas para Ônibus

A Semtran e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) farão juntas a construção de 55 novas Baias Estruturadas para Ônibus. Essas baias têm o objetivo de modernizar a área onde os coletivos fazem as paradas, mas sem danificar o asfalto, como acontece atualmente devido ao peso dos veículos. Na cidade foram feitas duas experiências de sucesso substituindo o asfalto por um projeto de bloquetes, que suportam o peso e a frenagem dos ônibus. Os pontos com o novo piso estão localizados um na Avenida Amazonas próximo à BR 316 (antiga Avenida Governador Jorge Teixeira) e outro na parada em frente à Rodoviária Municipal. Há seis anos foi feita a substituição, o que resolveu o problema de levantar asfalto, que provocava o acúmulo de água e aumentava ainda mais os danos ao asfalto, prejudicando o uso do ponto pelos passageiros. A Semtran executou o projeto e a Emdur deverá receber os recursos via compensação para executar a obra.

Novos Abrigos

Ao todo serão 65 novos abrigos, 50 de ferro com bancos de madeira e 15 de concreto que serão reativados. Em cada ponto, nos novos e nos já existentes, também serão instaladas mais de 400 lixeiras. Os abrigos serão construídos sobre calçadas que terão acesso por rampas para os idosos e cadeirantes. Estes acessos vêm somar aos 28% da frota de coletivos já adaptados ao passageiro cadeirante. 

Fonte: Fabrícius Bariani

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)