Quarta-feira, 15 de setembro de 2010 - 19h17
Os mais de 200 camelôs que trabalham no Shopping Popular Rio Madeira, estão em um processo de qualificação da profissão, através do convênio de cooperação técnica firmado entre a prefeitura de Porto Velho e o Sebrae. No momento está sendo feito um diagnóstico para medir o faturamento individual dos camelôs, o número de formais e informais, o nível de satisfação com o Shopping Popular de uma maneira geral, e quais as principais necessidades desses camelôs. O prefeito Roberto Sobrinho assinou o convênio com o Sebrae no mês de agosto deste ano, para qualificar esses empreendedores, visando um crescimento comercial e financeiro.
Segundo o secretário adjunto em exercício da secretaria municipal de desenvolvimento socioeconômico e turismo (Semdestur), Flávio Moraes, “depois que todos estes dados forem levantados, os cursos serão ministrados a partir das principais carências comerciais que os empreendedores apresentarem. Com esta iniciativa da prefeitura esses profissionais serão qualificados nas áreas de marketing, gestão, vendas e atendimento aos clientes, incluindo também os turistas, entre outros”, disse.
Outro benefício direto deste projeto é possibilitar aos camelôs as garantias legais junto à previdência social. O Shopping Popular oferece ao público, serviços e comércios de roupas, calçados, cabeleireiros, costureiros, artesãos, chaveiros, alimentação entre outros.
Os clientes do Shopping Popular já dispõem de linhas de ônibus no local e terão em breve mais conforto com a instalação de um sistema de refrigeração do ambiente e iluminação moderna. O Shopping Popular está localizado na Avenida Rogério Weber com a Rua José Alfredo, no Centro.
Capacitação
O Prefeito Roberto Sobrinho sempre buscou melhorias para os camelôs. Um exemplo disso, aconteceu em 2006, quando esses camelôs que hoje estão no Shopping Popular Rio Madeira, trabalhavam na praça Jonathas Pedrosa e foram capacitados pela Semdes, através do Curso de Capacitação em Gestão de Negócios e Organização Social.
O curso durou quatro semanas para que os camelôs fossem transferidos da Jonathas Pedrosa para a praça dos Engraxates, ambas no centro da cidade. Além da capacitação a prefeitura montou 100 barracas padronizadas de cinco metros quadrados cada uma, banheiros químicos e alambrado de proteção. A mudança foi necessária para que a Jonathas Pedrosa tivesse uma ampla reforma em parceria com representações do comércio de Porto Velho.
Depois que o Shopping Popular ficou pronto todos os camelôs da praça dos Engraxates foram transferidos para o novo prédio.
Fonte: Fabrícius Bariani
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)