Quinta-feira, 1 de julho de 2010 - 21h04
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), está realizando a modernização semafórica em toda Capital. Com o aumento da frota de veículos crescendo a cada ano, na Capital a média anual é de 15%, o dobro da média nacional, que é de 7,5%, novos semáforos estão sendo implantados para melhor controle do fluxo de veículos.
De acordo com a Semtran somente este ano foram instalados três novos semáforos nos cruzamentos da rua Plácido de Castro com a rua União, da Avenida José Vieira Caúla com a rua Daniela e da avenida Brasília com a avenida Pinheiro Machado. Ainda estão na programação deste ano, os semáforos nos cruzamentos das Avenidas Sete de Setembro com a Rio Madeira e com a Guaporé; da Rio Madeira com Migrantes e da Calama com a Guaporé, que substituirá a rotatória deste cruzamento por ser pequena e não suportar mais o fluxo de veículos.
Sinalização Renovada
Porto Velho tem 82 cruzamentos semaforizados e em todos serão renovadas as pinturas das faixas de pedestres com uma nova tinta aplicada à quente, mais resistente ao atrito do tráfego e a ação do tempo. A nova tinta usa uma nova tecnologia chamada de pintura termoplástica. “Fizemos uma pesquisa e mapeamos as principais vias e cruzamentos com maior índice de acidentes, e descobrimos que nos dez de maior ocorrência de acidentes, nove são sinalizados, ou seja, a falha humana ainda é o maior causador de acidentes”, destacou a secretária Fernanda Moreira (Semtran).
Segundo a pesquisa da Semtran, as vias com maior índice de acidentes são as Avenidas Calama, Pinheiro Machado, Carlos Gomes, Sete de Setembro, Amazonas, Rio de Janeiro, Campos Sales e Jatuarana e a ruas Rio Madeira Rua, José Vieira Caúla, Alexandre Guimarães e rua Prudente de Moraes.
A Semtran chama a atenção aos motoristas para os cruzamentos com maior índice de acidentes, que são: Calama com Rafael Vaz e Silva, Calama com Rio Madeira, Calama com Daniela, Campos Sales com Benjamin Constant, Pinheiro Machado com Salgado Filho, Carlos Gomes com Tenreiro Aranha, Sete de Setembro com Rogério Weber, Amazonas com Rio Madeira, Amazonas com Guaporé, Amazonas com Mamoré, Rio Madeira com Alexandre Guimarães, Prudente de Moraes com Rio de Janeiro, Rio de Janeiro com Rio Madeira, Rio de Janeiro com Mamoré, Jatuarana com Anari, Jatuarana com Campos Sales e Geraldo Siqueira com Algodoeiro.
Modernização
Os semáforos passarão por uma ampla atualização e novo controle de ações. Para que o trânsito seja amplamente monitorado será implantado o Centro de Controle Operacional de Semáforos na sede da Semtran, onde 34 semáforos dotados de uma tecnologia que permite programação serão monitorados de dentro do Centro de Controle e outros 23 grupos focais, que são as caixas que revestem os semáforos, também serão modernizados e também poderão ser programados. Todos os semáforos serão substituídos por conjuntos de Diodos Emissores de Luz, (LEDS). Estes semáforos de LEDS tem uma garantia de três anos, consomem menos energia, tem manutenção mais fácil e não provocam o efeito reflexo da luz solar, evitando assim confundir os motoristas aumentando a segurança nos cruzamentos. Os semáforos também serão equipados com temporizadores igual aos instalados no cruzamento das Avenidas Calama com Rio Madeira, tanto para veículos e pedestres. Para aumentar o controle sobre o trânsito serão instaladas 4 câmeras de monitoramento, que permitirá ao Centro de Controle adiantar ações nos cruzamentos mais críticos.
Fonte: Fabrícius Bariani
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)