Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho implanta projeto contra evasão escolar


 
Evitar a evasão escolar de jovens e adultos, este é o desafio da prefeitura de Porto Velho através do novo Projeto Reintegrar. O projeto elaborado dentro da política pedagógica municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdestur) fará a educação e a qualificação profissional, respectivamente.

O projeto piloto será aplicado inicialmente no Distrito de Jacy Paraná, a partir do segundo semestre deste ano. Inicialmente serão 400 alunos do Ensino de Jovens e Adultos Municipal (EJA),que estudam nas Escolas Municipais Cora Coralina e Joaquim Vicente Rondon. Os alunos participarão de uma série de discussões sobre os cursos técnicos que eles gostariam de aprender. “Os próprios alunos do EJA fizeram as escolhas, já que é o futuro profissional de cada um que está em jogo, mas a formação escolar é o ponto principal na vida do cidadão, então, através deste projeto vamos unir a educação à profissionalização, e assim, acreditamos, que vamos reduzir drasticamente a evasão escolar, como quer o prefeito Roberto Sobrinho”, disse a secretária municipal de educação, Maria de Fátima.

O projeto

O projeto será aplicado simultaneamente durante o semestre letivo do EJA, é terá uma duração média de 100 horas aula. Os alunos terão as aulas do ensino médio de segunda-feira à quarta-feira e as aulas de capacitação serão ministradas na quinta-feira e na sexta-feira.

Os alunos sugeriram várias possibilidades de cursos, e os escolhidos foram de: biojóias avançada, cabeleireiro, informática básica, mecânica de bicicleta, administrador rural, doces e salgados, auxiliar de departamento pessoal e configuração de micros. A Semdestur fará a capacitação através do departamento de emprego e qualificação do Sine Municipal. O diretor do departamento, João Marcos Mendes, destaca que, “as capacitações serão levadas até o final do curso escolar. Vamos qualificar e certificar cada aluno, e no final, através do Sine Municipal vamos incluir os novos profissionais na listagem de oferta de mão de obra para o mercado local”, disse.

O Sine está realizando várias reuniões com a equipe do EJA para que no próximo mês de agosto as aulas sejam iniciadas já com a nova programação. “Vamos qualificar os alunos e no final, vamos fazer um levantamento geral dos resultados para tentarmos trazer para a Capital a partir do próximo ano a nossa parte do projeto”, destacou.

Segundo o Sine Municipal, as aulas de qualificação passarão a fazer parte da grade curricular dos alunos com o objetivo de no futuro conseguir alcançar todas as turmas de EJA da rede municipal, que conta hoje com 4 mil e 500 alunos. Os professores ‘capacitadores’ se deslocarão para Jacy Paraná para ministrar os cursos. Uma escola será o pólo, onde funcionará como o laboratório de cada oficina para o atendimento de qualificação.

Fonte: Fabrícius Bariani
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)