Segunda-feira, 21 de junho de 2010 - 21h01
Evitar a evasão escolar de jovens e adultos, este é o desafio da prefeitura de Porto Velho através do novo Projeto Reintegrar. O projeto elaborado dentro da política pedagógica municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdestur) fará a educação e a qualificação profissional, respectivamente.
O projeto piloto será aplicado inicialmente no Distrito de Jacy Paraná, a partir do segundo semestre deste ano. Inicialmente serão 400 alunos do Ensino de Jovens e Adultos Municipal (EJA),que estudam nas Escolas Municipais Cora Coralina e Joaquim Vicente Rondon. Os alunos participarão de uma série de discussões sobre os cursos técnicos que eles gostariam de aprender. “Os próprios alunos do EJA fizeram as escolhas, já que é o futuro profissional de cada um que está em jogo, mas a formação escolar é o ponto principal na vida do cidadão, então, através deste projeto vamos unir a educação à profissionalização, e assim, acreditamos, que vamos reduzir drasticamente a evasão escolar, como quer o prefeito Roberto Sobrinho”, disse a secretária municipal de educação, Maria de Fátima.
O projeto
O projeto será aplicado simultaneamente durante o semestre letivo do EJA, é terá uma duração média de 100 horas aula. Os alunos terão as aulas do ensino médio de segunda-feira à quarta-feira e as aulas de capacitação serão ministradas na quinta-feira e na sexta-feira.
Os alunos sugeriram várias possibilidades de cursos, e os escolhidos foram de: biojóias avançada, cabeleireiro, informática básica, mecânica de bicicleta, administrador rural, doces e salgados, auxiliar de departamento pessoal e configuração de micros. A Semdestur fará a capacitação através do departamento de emprego e qualificação do Sine Municipal. O diretor do departamento, João Marcos Mendes, destaca que, “as capacitações serão levadas até o final do curso escolar. Vamos qualificar e certificar cada aluno, e no final, através do Sine Municipal vamos incluir os novos profissionais na listagem de oferta de mão de obra para o mercado local”, disse.
O Sine está realizando várias reuniões com a equipe do EJA para que no próximo mês de agosto as aulas sejam iniciadas já com a nova programação. “Vamos qualificar os alunos e no final, vamos fazer um levantamento geral dos resultados para tentarmos trazer para a Capital a partir do próximo ano a nossa parte do projeto”, destacou.
Segundo o Sine Municipal, as aulas de qualificação passarão a fazer parte da grade curricular dos alunos com o objetivo de no futuro conseguir alcançar todas as turmas de EJA da rede municipal, que conta hoje com 4 mil e 500 alunos. Os professores ‘capacitadores’ se deslocarão para Jacy Paraná para ministrar os cursos. Uma escola será o pólo, onde funcionará como o laboratório de cada oficina para o atendimento de qualificação.
Fonte: Fabrícius Bariani
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar
Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al