Terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 10h33
Programa visa dar consultoria jurídica à famílias que ocupam lotes há vários anos
Mais de mil famílias foram atendidas no sábado e domingo, durante o primeiro mutirão do programa ‘UsoCampeão’, lançado pelo prefeito Roberto Sobrinho no final do ano passado, pouco antes do início da campanha pela reeleição. O programa visa garantir assessoria jurídica às famílias que residem em áreas ocupadas há dez ou mais anos, mas que até hoje vivem a insegurança de perder seus lotes para supostos ‘donos’ das áreas, muitos deles grileiros urbanos.
O mutirão foi organizado na escola Manoel Aparício Nunes de Almeida, no bairro Cidade Nova, Zona Sul, pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur).
O nome do programa remete à lei do usocapião (cujo significado vem do latim usu + capere, isto é, adquirir pelo uso, pela posse), que é a aquisição da propriedade em decorrência do lapso temporal. A partir de 11 de janeiro de 2003, o código civil estabeleceu que, ao invés de esperar vinte anos para dar a entrada na ação de usucapião, a posse deve ser exercida por quinze anos. Em casos especiais, como quando a posse é domicílio, o prazo passa a ser de dez anos. Se o ocupante não possuir outro imóvel, o prazo cai ainda mais, desta vez para cinco anos.
Embora explicasse o propósito do nome UsoCampeão em todos os debates e programas do qual participava durante a campanha eleitoral, seus adversários o criticavam dizendo que confundia o nome com o da lei do usucapião.
Na verdade, o termo UsoCampeão, foi uma homenagem que o prefeito quis prestar às famílias que resistem por anos, décadas às vezes, para garantir um pedaço de terra onde construir suas moradias.
De acordo com a coordenadora do programa na Semur, Letícia Botelho, por meio do programa as famílias recebem toda a consultoria jurídica necessária para dar entrada na Justiça com as respectivas ações de usocapião, que vai propiciar a regularização dos lotes onde moram.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)