Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho faz primeiro mutirão do ‘UsoCampeão’



Programa visa dar consultoria jurídica à famílias que ocupam lotes há vários anos

Mais de mil famílias foram atendidas no sábado e domingo, durante o primeiro mutirão do programa ‘UsoCampeão’, lançado pelo prefeito Roberto Sobrinho no final do ano passado, pouco antes do início da campanha pela reeleição. O programa visa garantir assessoria jurídica às famílias que residem em áreas ocupadas há dez ou mais anos, mas que até hoje vivem a insegurança de perder seus lotes para supostos ‘donos’ das áreas, muitos deles grileiros urbanos. 

O mutirão foi organizado na escola Manoel Aparício Nunes de Almeida, no bairro Cidade Nova, Zona Sul, pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur). 

O nome do programa remete à lei do usocapião (cujo significado vem do latim usu + capere, isto é, adquirir pelo uso, pela posse), que é a aquisição da propriedade em decorrência do lapso temporal. A partir de 11 de janeiro de 2003, o código civil estabeleceu que, ao invés de esperar vinte anos para dar a entrada na ação de usucapião, a posse deve ser exercida por quinze anos. Em casos especiais, como quando a posse é domicílio, o prazo passa a ser de dez anos. Se o ocupante não possuir outro imóvel, o prazo cai ainda mais, desta vez para cinco anos. 

Embora explicasse o propósito do nome UsoCampeão em todos os debates e programas do qual participava durante a campanha eleitoral, seus adversários o criticavam dizendo que confundia o nome com o da lei do usucapião. 

Na verdade, o termo UsoCampeão, foi uma homenagem que o prefeito quis prestar às famílias que resistem por anos, décadas às vezes, para garantir um pedaço de terra onde construir suas moradias. 

De acordo com a coordenadora do programa na Semur, Letícia Botelho, por meio do programa as famílias recebem toda a consultoria jurídica necessária para dar entrada na Justiça com as respectivas ações de usocapião, que vai propiciar a regularização dos lotes onde moram.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)