Segunda-feira, 16 de maio de 2011 - 22h12
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), está realizando uma série de ações de limpezas pesadas em vários bairros na Capital. Na sexta-feira, foi feita a limpeza de um canal no Bairro Socialista, próximo a igreja São Thiago Maior. Do local foi retirada uma grande quantidade de garrafas PET, que praticamente entupiam a galeria de concreto celular, sendo esta, uma das principais causas dos problemas de alagações constantes na cidade, conforme relatórios.
No mesmo bairro estão sendo feitas a limpeza do canal e o encascalhamento das ruas. “Estamos atendendo a determinação do prefeito Roberto Sobrinho de encascalhar as ruas com serviço de qualidade e limpar os canais para preparar a cidade para o próximo inverno, mas é importante a participação da comunidade, sem isto, todo serviço será em vão”, informou Jair Ramires, secretário da Semusb.
Final das Chuvas
Com o final do período chuvoso se aproximando, o trabalho de limpeza de ruas e encascalhamento começa a ganhar novo ritmo com a diminuição das chuvas. Durante os últimos meses a Prefeitura e a Semusb intensificaram o trabalho de limpeza das ruas e o encascalhamento. No momento são 13 bairros que estão sendo trabalhados com equipamentos da secretaria.
As frentes de serviços estão divididas por toda a cidade, há equipamentos nas zonas Leste, Sul e Norte. Também estão sendo feitas trocas e instalações de linhas de manilhamento para permitir o escoamento das águas da chuva e garantir maior durabilidade aos serviços realizados pela Prefeitura.
A Semusb trabalhou na limpeza e desobstrução de bocas de lobo na região central, na Avenida Nações Unidas, utilizando o caminhão Tatuzão, equipamentos e equipes especializadas. “Apesar das constantes limpezas e ações deste tipo, ainda há muito entulho e esgoto doméstico na rede de drenagem, e isto é proibido pelo código de posturas municipal”, informou o secretário.
Consciência Ambiental
A sociedade portovelhense, em sua maioria, tem consciência ambiental, mas, segundo avaliação da assessoria técnica (Astec) da Semusb, ainda é necessário ampliar a participação dos munícipes com relação à qualidade de vida da capital. “O lixo deve ser acondicionado em sacolas corretas e colocado para a coleta nos dias específicos do bairro em que moramos. Se o caminhão não passar para coletar o lixo ou passar e não levar, independente do motivo, é para as pessoas ligarem para o SAC da Semusb (0800 647 1391), fazer a denúncia e as providências serão tomadas. A prefeitura junto com a população conseguirão transformar cada vez mais a cidade, e para isto é preciso engajamento e compromisso de todos”, salientou Emanuel Neri, engenheiro Semusb.
Fonte: Fabrícius Bariani
Foto: Astec/Semusb
Da assessoria – A deputada Cláudia de Jesus (PT), pede que seja elaborado e enviado um Projeto de Lei Complementar que disponha sobre o cômputo, p
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado