Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 - 16h32
A Prefeitura de Porto Velho aderiu em dezembro passado ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). O programa será implantado na administração municipal para melhorar o desempenho e a qualidade de vida do servidor, desburocratizar os serviços e tornar a relação com o público cada vez mais franca e objetiva. A Secretaria Municipal de Administração já realizou a primeira reunião interna sobre o GesPública. “Este é o primeiro passo para implementar o programa. A reunião teve como objetivo a formação de um comitê interno de GesPública na Semad. Este comitê dará início ao processo de aplicar o programa em todas secretarias, departamentos e setores da prefeitura”, informou Haydê Cavalcante Leitão, da Semad.
A reunião foi articulada entre as secretarias de Administração (Semad) e de Planejamento (Sempla). A coordenadora do programa, Érika Albulquerque Crisótomo, conduziu a reunião juntamente com o secretário adjunto em exercício, Laércio Cavalcante Monteiro e Valderízea dos Santos Tinoco, secretária adjunta em substituição, ambos da Semad. “O programa é permanente, e será aplicado e avaliado constantemente, pois é um trabalho contínuo que deve acompanhar a evolução da gestão pública municipal seguindo a determinação do prefeito Roberto Sobrinho que é de sempre buscar alternativas para tornar a prefeitura mais acessível à população”, destacou Laércio.
O programa apresentou na 1ª Mostra Rondoniense do GESPÚBLICA os programas implantados em cada órgão que podem ser utilizados por toda a prefeitura e fazer o elo com as pessoas-chave. A coordenadoria do Gespública se disponibilizou em ajudar a formar o elo com os órgãos detentores dos projetos, entre eles a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa); Ministério Público de Rondônia (MP/RO); Tribunal de Contas do Estado (TC/RO); DETRAN/RO; Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO); Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT/RO); Delegacia Especializada em Defesa da Mulher e Família (DEDMF); Eletronorte do Estado do Mato Grosso entre outros.
O programa
O GesPública é o resultado da evolução histórica de iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência. Tem como principais características ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo.A nova estratégia do programa para este ano foi ajustada para facilitar a construção coletiva de uma agenda de gestão. Estas alterações vêm promovendo mudanças culturais no relacionamento entre o conjunto de instituições brasileiras, aumentando as possibilidades de adesão ao GesPública, a ampliação das ferramentas disponíveis, o estabelecimento de parcerias com especialistas e a intensa comunicação entre os participantes do movimento pela melhoria da gestão, por meio de vídeos, ensinos à distância, redes sociais e blogs de gestão. “O objetivo do programa é que a gestão de órgãos e entidades públicos pode e deve ser excelente e comparada com padrões internacionais de qualidade em gestão, mas não pode nem deve deixar de ser pública”, explicou Aidê. Os produtos.
Os produtos da GesPública são: a auto avaliação da gestão; a simplificação e desburocratização de processos; a carta de serviços e o Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação (IPPS).
Fonte: Fabrícius Bariani
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a