Terça-feira, 5 de outubro de 2010 - 17h11
Prevenir é melhor que remediar. Baseado nesse conceito popular o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, criou um programa de atenção voltado aos servidores municipais que apresentam problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Lançado em janeiro deste ano, cerca de 50 funcionários da prefeitura estão sendo atendidos pelo programa, com acompanhamento feito pela Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (Dismet), da secretaria municipal de Administração (Semad).
O servidor para participar do programa deve ser encaminhado pelo órgão onde é lotado ou buscar esse apoio espontaneamente. O atendimento é realizado em duas etapas. Na primeira, o acolhimento, ocasião em que os técnicos do programa tomam conhecimento do problema, por meio da escuta, passam orientação e fazem o encaminhamento, de acordo com a situação, para os serviços internos ou para as instituições parceiras.
Por meio do serviço de atenção psicossocial (saúde mental) é prestado atendimento psicológico (individual e/ou grupo) e identificados os casos que necessitam de atendimento psiquiátrico. É também prestada orientação social e acompanhamento (individual e/ou grupo) ao servidor. De acordo com informações da Dismet, o uso abusivo de bebidas alcoólicas é o caso mais recorrente, e afeta mais os homens do que as mulheres. E dependendo do caso, o acompanhamento do tratamento pode ser feito pela própria Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho. “Os casos que não são acompanhados pela Dismet são encaminhados às instituições que trabalham em parceria com a divisão”, explicou Priscila Carvalho, da Dismet.
CAPs - AD
Entre as instituições parceiras do programa estão o Centro de Atenção Psicossocial AD, Centro de Atenção Psicossocial 3 Marias, Ipam, Associação Casa Família Rosetta, e assim como outras comunidades terapêuticas, que buscam também orientar os familiares dos servidores acerca da importância do seu apoio e participação no processo de recuperação do servidor que apresenta esse tipo de problema.
Para ter um diagnóstico preciso do problema nas secretarias, autarquias e órgãos afins, a Dismet têm prestado esclarecimentos junto aos setores de Recursos Humanos das demais unidades administrativas da prefeitura de Porto Velho, a respeito do processo de encaminhamento e acompanhamento dos servidores, com o principal objetivo de criar novas estratégias e mecanismos para assegurar a saúde do trabalhador. “A divisão e o programa foram criados com o objetivo de trabalhar mais a prevenção do que curar, o tratamento no atual estágio é a nossa maior atuação. Por isso estamos com esse trabalho de sensibilização das outras instituições municipais para que esse encaminhamento seja feito pelas chefias imediatas, quando não for possível a apresentação espontânea do servidor com histórico de dependência química à Dismet”, explicou.
Para esse atendimento a Dismet conta com uma equipe multiprofissional formada por médico do trabalho, enfermeira, psicólogo, assistente social, técnicos de segurança do trabalho e assistente administrativo.
Fonte: Joel Elias
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)