Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de P.Velho trabalha na recuperação de servidores dependentes químicos



Prevenir é melhor que remediar. Baseado nesse conceito popular o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, criou um programa de atenção voltado aos servidores municipais que apresentam problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Lançado em janeiro deste ano, cerca de 50 funcionários da prefeitura estão sendo atendidos pelo programa, com acompanhamento feito pela Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (Dismet), da secretaria municipal de Administração (Semad).

O servidor para participar do programa deve ser encaminhado pelo órgão onde é lotado ou buscar esse apoio espontaneamente. O atendimento é realizado em duas etapas. Na primeira, o acolhimento, ocasião em que os técnicos do programa tomam conhecimento do problema, por meio da escuta, passam orientação e fazem o encaminhamento, de acordo com a situação, para os serviços internos ou para as instituições parceiras.

Por meio do serviço de atenção psicossocial (saúde mental) é prestado atendimento psicológico (individual e/ou grupo) e identificados os casos que necessitam de atendimento psiquiátrico. É também prestada orientação social e acompanhamento (individual e/ou grupo) ao servidor. De acordo com informações da Dismet, o uso abusivo de bebidas alcoólicas é o caso mais recorrente, e afeta mais os homens do que as mulheres. E dependendo do caso, o acompanhamento do tratamento pode ser feito pela própria Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho. “Os casos que não são acompanhados pela Dismet são encaminhados às instituições que trabalham em parceria com a divisão”, explicou Priscila Carvalho, da Dismet.


CAPs - AD

Entre as instituições parceiras do programa estão o Centro de Atenção Psicossocial AD, Centro de Atenção Psicossocial 3 Marias, Ipam, Associação Casa Família Rosetta, e assim como outras comunidades terapêuticas, que buscam também orientar os familiares dos servidores acerca da importância do seu apoio e participação no processo de recuperação do servidor que apresenta esse tipo de problema.

Para ter um diagnóstico preciso do problema nas secretarias, autarquias e órgãos afins, a Dismet têm prestado esclarecimentos junto aos setores de Recursos Humanos das demais unidades administrativas da prefeitura de Porto Velho, a respeito do processo de encaminhamento e acompanhamento dos servidores, com o principal objetivo de criar novas estratégias e mecanismos para assegurar a saúde do trabalhador. “A divisão e o programa foram criados com o objetivo de trabalhar mais a prevenção do que curar, o tratamento no atual estágio é a nossa maior atuação. Por isso estamos com esse trabalho de sensibilização das outras instituições municipais para que esse encaminhamento seja feito pelas chefias imediatas, quando não for possível a apresentação espontânea do servidor com histórico de dependência química à Dismet”, explicou.

Para esse atendimento a Dismet conta com uma equipe multiprofissional formada por médico do trabalho, enfermeira, psicólogo, assistente social, técnicos de segurança do trabalho e assistente administrativo.

Fonte: Joel Elias 

Gente de OpiniãoSábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)