Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de P.Velho trabalha na recuperação de servidores dependentes químicos



Prevenir é melhor que remediar. Baseado nesse conceito popular o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, criou um programa de atenção voltado aos servidores municipais que apresentam problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Lançado em janeiro deste ano, cerca de 50 funcionários da prefeitura estão sendo atendidos pelo programa, com acompanhamento feito pela Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (Dismet), da secretaria municipal de Administração (Semad).

O servidor para participar do programa deve ser encaminhado pelo órgão onde é lotado ou buscar esse apoio espontaneamente. O atendimento é realizado em duas etapas. Na primeira, o acolhimento, ocasião em que os técnicos do programa tomam conhecimento do problema, por meio da escuta, passam orientação e fazem o encaminhamento, de acordo com a situação, para os serviços internos ou para as instituições parceiras.

Por meio do serviço de atenção psicossocial (saúde mental) é prestado atendimento psicológico (individual e/ou grupo) e identificados os casos que necessitam de atendimento psiquiátrico. É também prestada orientação social e acompanhamento (individual e/ou grupo) ao servidor. De acordo com informações da Dismet, o uso abusivo de bebidas alcoólicas é o caso mais recorrente, e afeta mais os homens do que as mulheres. E dependendo do caso, o acompanhamento do tratamento pode ser feito pela própria Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho. “Os casos que não são acompanhados pela Dismet são encaminhados às instituições que trabalham em parceria com a divisão”, explicou Priscila Carvalho, da Dismet.


CAPs - AD

Entre as instituições parceiras do programa estão o Centro de Atenção Psicossocial AD, Centro de Atenção Psicossocial 3 Marias, Ipam, Associação Casa Família Rosetta, e assim como outras comunidades terapêuticas, que buscam também orientar os familiares dos servidores acerca da importância do seu apoio e participação no processo de recuperação do servidor que apresenta esse tipo de problema.

Para ter um diagnóstico preciso do problema nas secretarias, autarquias e órgãos afins, a Dismet têm prestado esclarecimentos junto aos setores de Recursos Humanos das demais unidades administrativas da prefeitura de Porto Velho, a respeito do processo de encaminhamento e acompanhamento dos servidores, com o principal objetivo de criar novas estratégias e mecanismos para assegurar a saúde do trabalhador. “A divisão e o programa foram criados com o objetivo de trabalhar mais a prevenção do que curar, o tratamento no atual estágio é a nossa maior atuação. Por isso estamos com esse trabalho de sensibilização das outras instituições municipais para que esse encaminhamento seja feito pelas chefias imediatas, quando não for possível a apresentação espontânea do servidor com histórico de dependência química à Dismet”, explicou.

Para esse atendimento a Dismet conta com uma equipe multiprofissional formada por médico do trabalho, enfermeira, psicólogo, assistente social, técnicos de segurança do trabalho e assistente administrativo.

Fonte: Joel Elias 

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)