Sábado, 3 de abril de 2010 - 14h08
A Prefeitura de Porto Velho realiza na próxima segunda-feira (5), das 14 às 18 horas, na Casa Brasil – Avenida Mamoré, zona Leste -, a Oficina da Rede de Tecnologias Sociais (RTS). O evento coordenado pela Divisão de Apoio à Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) será ministrado por Isabel Miranda, animadora da RTS.
Conforme a diretora da Divisão de Apoio à Ciência e Tecnologia da Semdestur, Liliane Saionara, a RTS é formada por órgãos governamentais, ministérios e sociedade civil de todo o Brasil. Tem por objetivo utilizar as descobertas como fonte geradora de trabalho e renda. “RTS são todos os produtos, tecnologias e metodologias conseguidos através de interação com a comunidade, que representam transformação social e são reaplicáveis em outras regiões do País”, explica.
A oficina tem a finalidade de identificar novas tecnologias sociais na capital rondoniense e fornecer aos grupos envolvidos os passos necessários para mostrá-las no Espaço Aberto do Conhecimento, um portal criado pela RTS que visa divulgar essas descobertas “de forma simples, objetiva, sistematizada e interativa através da rede mundial de computadores”, informa Liliana.
Primeira Mostra
A Prefeitura de Porto Velho foi convidada a compor o portal Espaço do Conhecimento em outubro de 2009, quando realizou a 1ª Mostra de Tecnologias Sociais no Teatro Banzeiros. Atualmente, dez grupos de RTS foram identificados e estão em atividades na capital, dentre eles estão o Projeto Reca, Conexões de Saberes (Unir), “Encauchados” de Vegetais da Amazônia, Consciência Florestal (Embrapa), Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis (Semdestur), Sabor do Campo (Semed), Telinha de Cinema (Escola Marcelo Cândia) e PAIS (Semagric), Energia com Óleo de Babaçu (Unir).
“Nosso objetivo é que cada grupo aprenda a identificar esses conhecimentos e saibam qual o objetivo, como funciona e de que forma podem ser aplicados aqui e em outras regiões, contribuindo para a transformação social”, enfatiza Liliane. Ela acrescenta que em Porto Velho tem muitas tecnologias sociais e por isso foi priorizada pela RTS para divulgá-las no Espaço do Conhecimento, ficando à frente de outras capitais.
Fonte: Augusto José
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)