Quinta-feira, 10 de novembro de 2011 - 14h23
Uma das grandes dificuldades enfrentadas pela educação tem sido a evasão escolar. Em todo o país, muitos alunos são matriculados e não permanecem na escola devido a uma série de fatores como problemas familiares, dificuldade no aprendizado, e até mesmo desinteresse. Em Porto Velho, de acordo com a secretaria municipal de Educação (Semed), dados recentes, apontam uma mudança neste quadro, pois apenas 2.473 estudantes da área urbana e 1.142 da zona rural não concluíram suas séries, de um total de 43 mil estudantes.
Na educação de Jovens e Adultos, quem tem em seu quadro, 4426 estudantes, também houve redução na evasão. Este ano, em relação a anos anteriores, os índices melhoraram em mais de 10%, quase 500 alunos permaneceram na escola.
A secretária da Semed, Fátima Ferreira, explica que a diminuição na evasão se deve a implantação de vários programas, na rede municipal, que promovem o reforço escolar, o desenvolvimento da cultura, de atividades lúdicas e esportivas em busca de tornar a escola mais atrativa. Além disso, diminuem a evasão escolar e melhoram a educação como um todo. Os programas: Natação para todos, Música para todos e Balé, do município e o AABB Comunidade em parceria com o banco do Brasil que atende 100 crianças da escola Elenilson Negreiros, e ainda, o Segundo tempo e Mais educação em parceria com o governo Federal, oferecem acompanhamento escolar, avaliação das dificuldades de cada aluno, promovem a recreação, lanche, cultura e esportes.
Ainda de acordo com a secretária as escolas desenvolvem outros mecanismos na tentativa de diminuir a evasão e o desinteresse. “A escola é um espaço de convivência, de socialização. É prazeroso, e isso faz com que os estudantes gostem e queiram estar na escola. Estes programas desenvolvem um trabalho de aprendizagem e verifica as necessidades do aluno, dando reforço e orientando, sempre no contraturno das aulas. Existem escolas que tem o acompanhamento da freqüência até mesmo através de telefonemas para os pais e visitas”, conta Maria de Fátima.
Ideb
O resultado do desenvolvimento deste trabalho se reflete nas notas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica estipulou em seu último levantamento escolar uma média nacional de 3,9, a média do município foi de 4,1, sendo que cinco escolas urbanas se destacaram com notas superiores. São elas: Na área urbana, Escolas de Nível Fundamental, João Ribeiro Soares, 5.3; Rio Guaporé, 5.0; Antônio Ferreira da Silva com nota 5.1; Estela de Araújo Compasso, 4.7 e Guadalupe 4.5. Na Zona Rural, as escolas fundamentais, do distrito de Jaci Paraná, Joaquim Vicente Rondon, 5.0 e Cora Coralina com 4.8.
“Fazemos dede 2009 simulados, preparando os alunos para a Prova Brasil. Neste ano fizemos dois, no intuito de ter uma aproximação dos alunos com o preenchimento do gabarito e que conheçam como são feitas as provas. Todas as escolas adotaram a metodologia para que os alunos tenham este acesso, outra coisa é que os gestores e diretores capacitam no inicio do ano os professores chamando a atenção para os indicadores, conteúdos metodologia e a questão da evasão escolar”, disse Fátima.
Fonte:: Rebeca Barca
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