Quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 08h39
Ontem terça feira (10), uma nova etapa foi iniciada para atender uma extensão de quase um quilômetro. O objetivo, de acordo com o secretário adjunto, Emanuel Nery, é proporcionar melhor escoamento da água e conter pontos de alagamentos na região.
Conforme o secretário, a limpeza do Canal do Castanheira começou em janeiro último, na nascente do córrego, que fica localizada nas proximidades do Aeroclube, mesmo setor da Capital. O trabalho se estendeu até a entrada do conjunto residencial Rio Guaporé. Depois de uma pausa para atender outros pontos mais críticos, há duas semanas a Semusb retornou para dar continuidade aos serviços. “Com o encerramento dessa nova etapa, fechamos cerca de dois quilômetros”, afirmou.
Manoel Nery também informou que na terceira fase dos trabalhos, a Semusb fará limpeza de um “braço” do canal, desde o Conjunto Guaporé ao bairro Cidade Nova, ainda na zona Sul, onde deságua no Igarapé Bate Estaca, cuja extensão de 900 metros. Além da limpeza e retirada de entulhos, a Prefeitura faz o alargamento e aprofundamento dos canais que cortam a cidade, para a água fluir melhor.
O secretário lembra que o mesmo canal foi totalmente limpo no ano passado (2011), mas que há necessidade de fazer manutenção anualmente, devido ao assoreamento e a grande quantidade de lixo que a população joga nesses locais. “Até aqui estivemos fazendo o trabalho emergencial para conter os efeitos do período chuvoso, conforme determinações do prefeito Roberto Sobrinho. A partir de agora, vamos definir novas ações relacionadas aos canais e a limpeza da cidade como um todo”, declarou Manoel Nery.
Bueiro
Outro trabalho realizado pela Semusb paralelo à limpeza, alargamento e aprofundamento de canais é a substituição de manilhas e instalação de bueiros de ferro e plástico nos chamados pontos de estrangulamento. Foi o que ocorreu na Rua Raimundo Cantuária com México e na amazonas com Buenos Aires, ambos no bairro Nova Porto Velho, região Leste da Capital. Trabalho idêntico será feito na Rua Joaquim da Rocha, fundos da Escola Dom Pedro I, no Conjunto Guaporé. Atualmente, para transpor o canal, os moradores passam sobre uma ponte metálica. “Com o tubo que iremos instalar, a via não sofrerá interrupção e criaremos mais uma opção de tráfego para os veículos”, explicou o secretário.
Somente nesses primeiros meses de 2012, a Prefeitura, por meio da Semusb, realizou limpeza de canais nos bairros Tancredo Neves, Três Marias, Fortaleza, São Cristóvão, Lagoinha, Nova Porto Velho, Areal e Lagoa, dentre outros. Neste último, devido o terreno ser muito encharcado, foi necessário abrir diversas valas.
Fonte: Augusto José
Foto: Medeiros
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá
A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon
Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep