Terça-feira, 22 de maio de 2012 - 11h36
Até o final de julho próximo, a prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), vai concluir a entrega de tanques de resfriamento de leite aos produtores do Município. Quatro unidades já foram entregues à Associação dos Produtores de Rio Pardo. As demais, num total de 11, irão contemplar as regiões de União Bandeirantes, Marco Azul e a Ponta do Abunã.
De acordo com o secretário Jeoval Batista, os tanques foram comprados através de um convênio firmado com a Suframa e fazem parte da política do prefeito Roberto Sobrinho que visa fortalecer a bovinocultura de leite no Município. A capacidade de armazenamento dos tanques é de 300 e 500l.
O secretário destacou que Porto Velho possui um grande potencial leiteiro e que é preciso apoiar os produtores em suas necessidades. Em Rio Pardo, existem 100 produtores e a capacidade de produção de leite é de quase 10 mil litros ao dia. Com o apoio do Município, poderá ser bem maior, com mais qualidade, agregando valor e gerando mais renda às famílias. Em toda região, segundo o secretário, já existem duas ordenhadeiras mecânicas e 16 tanques instalados. O menor deles tem capacidade para armazenar mil litros do produto. “Os tanques ajudam a conservar o leite, evitando que se estrague”, completou.
Assistência
Conforme a adjunta da Semagric, Clarice Alves, por determinação do prefeito Roberto Sobrinho, o órgão disponibiliza toda assistência possível aos produtores das mais variadas áreas. “Nossa função é levantar as demandas e buscar soluções”, frisou. No setor de piscicultura, por exemplo, dispõe de duas engenheiras para orientar os produtores quanto ao nível da água, tipo de alevinos e a ração mais adequada.
Também conta com técnicos devidamente capacitados para orientar quanto ao licenciamento ambiental. A equipe ainda faz articulações com a secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) e a secretaria estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedan) no apoio aos produtores. Clarice informa que a Semagric procura estimular a organização de associações ou cooperativas para facilitar a parceria com o Município e outras instituições.
Clarice entende que fortalecer o setor produtivo é firmar o homem no campo com melhor qualidade de vida, o que também resulta em melhor qualidade dos produtos que chegam a mesa dos consumidores e por preços mais accessíveis.
Fonte: Augusto José
A parlamentar já destinou mais de R$97 milhões em recursos para Porto Velho, fortalecendo áreas como saúde, educação, assistência social e segurança
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C