Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura concede alvará de construção para fábrica de cimento na Capital



A prefeitura concedeu nesta sexta-feira (12/08) o alvará de construção de uma fábrica de cimento em Porto Velho. O alvará foi entregue por membros de uma comissão instituída pelo prefeito Roberto Sobrinho para fazer a análise de impacto ambiental, social e de tráfego de veículos, além das compensações e mitigações de impacto na instalação de grandes empreendimentos. O representante legal da empresa, Valdemar Ferreira Santos, recebeu o documento. Na ocasião, foi acertada uma visita de integrantes da comissão a uma fábrica da Votorantin, semelhante a que vai ser instalada na Capital, para conhecer as instalações e a política de convivência deste tipo de empreendimento com a comunidade.

A comissão instituída pelo prefeito é formada por representantes das secretarias municipais do Meio Ambiente (Semas), Fazenda (Semfaz), Urbanização e Reforma Agrária (Semur), Trânsito (Semtran) e Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes).

A empresa de cimento da Votorantin de Porto Velho será instalada no km 13,5 da BR-364, numa área de 117 hectares. O empreendimento em si vai ocupar 13 hectares.

“No pico de produção”, segundo Santos, a fábrica terá uma produção de 850 mil toneladas de cimento por ano. A produção deverá atender ao mercado de Rondônia, Acre e a região da divisa do Estado do Mato Grosso com Rondônia. Ele explica que a empresa está se instalando em Porto Velho para atender ao mercado local e não especificamente para abastecer as usinas do Madeira. “Nós viemos para ficar e produzir mesmo depois da construção das hidrelétricas, que são obras passageiras”, assegura Santos.

A Votorantin produzirá em Porto Velho vários tipos de cimento para atender obras das mais diversas especificidades. “Obras como as das usinas, por exemplo, exigem um tipo de material, já a construção de uma casa exige outro”.

O empreendimento vai gerar cerca de 140 empregos diretos e aproximadamente 400 indiretos. A mão de obra já está sendo treinada, para a utilização de mão-de-obra local. A fábrica começará a produzir em agosto de 2009.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)