Segunda-feira, 9 de maio de 2011 - 11h41
A prefeitura de Porto Velho realizou uma festa de confraternização para as mães no centro de saúde Maurício Bustani, na Avenida Jorge Teixeira, bairro Liberdade. A festa organizada pela direção da unidade de saúde aconteceu na tarde de sexta feira (6), e também serviu para que as enfermeiras transmitissem novas informações sobre a importância do parto natural e da amamentação às mulheres que fazem o pré-natal na unidade.
Conforme a enfermeira Vânia Viana, diretora geral do Maurício Bustani, esta foi à segunda festa que elas realizaram com objetivo de promover a confraternização entre os servidores, em especiais às mães. “Foi uma oportunidade a mais para interagirmos com as mães grávidas, principalmente aquelas que vão ganhar o primeiro bebê, para transmitirmos mais conhecimentos e motivação a elas nesse momento tão importante e especial”, destacou.
A enfermeira Marizete da Silva Bezerra falou às gestantes sobre parto humanizado, realizado pelo Município desde a inauguração da Maternidade Municipal, importância do aleitamento materno para o bebê (pelo menos até os primeiros seis meses de vida) e também explicou a diferença entre parto natural e cesariana. “Apesar da dor, o parto natural é o mais indicado, pois corre menos risco de sofrer complicações. É uma dor apenas momentânea e a mulher se recupera mais rápido”, afirma. Em seguida, mostrou um vídeo abordando o mesmo tema.
Gestantes
Moradora do bairro Cuniã, na zona Leste de Porto Velho, a crediarista Luciana de Souza França, no 8º mês de gestação para ter o 1º filho, faz pré-natal no Maurício Bustani e participou da confraternização. “Todas essas orientações são muito importante. Entendo que realmente o parto natural é a maneira mais correta de ganhar o bebê e estou pronta para isso”, declarou.
Quem também se prepara para o parto natural é a dona de casa Edicleia Lopes, residente no bairro São João Bosco. Ela entende que ganhar nenê naturalmente é a forma mais segura e que não vai resultar em sofrimento para a mulher, uma vez que após a dor do parto, basta tão somente cumprir com os cuidados básicos para se recuperar rapidamente. “Na cesariana a mulher corre risco de contrair infecção”, afirmou. As gestantes também elogiaram o trabalho realizado pela equipe médica do centro de saúde.
Atendimentos
Vânia Viana informou que atualmente o Maurício Bustani atende cerca de 30 mulheres por dia, quatro vezes por semana, o que totaliza 120 gestantes semanalmente. Além dos cuidados básicos como pesar, medir e fazer exames, todas recebem orientações sobre a importância do parto natural e da amamentação do recém-nascido, que funciona como uma vacina e aumenta o vínculo entre mãe e filho.
Fonte: Augusto José
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e