Segunda-feira, 9 de maio de 2011 - 11h41
A prefeitura de Porto Velho realizou uma festa de confraternização para as mães no centro de saúde Maurício Bustani, na Avenida Jorge Teixeira, bairro Liberdade. A festa organizada pela direção da unidade de saúde aconteceu na tarde de sexta feira (6), e também serviu para que as enfermeiras transmitissem novas informações sobre a importância do parto natural e da amamentação às mulheres que fazem o pré-natal na unidade.
Conforme a enfermeira Vânia Viana, diretora geral do Maurício Bustani, esta foi à segunda festa que elas realizaram com objetivo de promover a confraternização entre os servidores, em especiais às mães. “Foi uma oportunidade a mais para interagirmos com as mães grávidas, principalmente aquelas que vão ganhar o primeiro bebê, para transmitirmos mais conhecimentos e motivação a elas nesse momento tão importante e especial”, destacou.
A enfermeira Marizete da Silva Bezerra falou às gestantes sobre parto humanizado, realizado pelo Município desde a inauguração da Maternidade Municipal, importância do aleitamento materno para o bebê (pelo menos até os primeiros seis meses de vida) e também explicou a diferença entre parto natural e cesariana. “Apesar da dor, o parto natural é o mais indicado, pois corre menos risco de sofrer complicações. É uma dor apenas momentânea e a mulher se recupera mais rápido”, afirma. Em seguida, mostrou um vídeo abordando o mesmo tema.
Gestantes
Moradora do bairro Cuniã, na zona Leste de Porto Velho, a crediarista Luciana de Souza França, no 8º mês de gestação para ter o 1º filho, faz pré-natal no Maurício Bustani e participou da confraternização. “Todas essas orientações são muito importante. Entendo que realmente o parto natural é a maneira mais correta de ganhar o bebê e estou pronta para isso”, declarou.
Quem também se prepara para o parto natural é a dona de casa Edicleia Lopes, residente no bairro São João Bosco. Ela entende que ganhar nenê naturalmente é a forma mais segura e que não vai resultar em sofrimento para a mulher, uma vez que após a dor do parto, basta tão somente cumprir com os cuidados básicos para se recuperar rapidamente. “Na cesariana a mulher corre risco de contrair infecção”, afirmou. As gestantes também elogiaram o trabalho realizado pela equipe médica do centro de saúde.
Atendimentos
Vânia Viana informou que atualmente o Maurício Bustani atende cerca de 30 mulheres por dia, quatro vezes por semana, o que totaliza 120 gestantes semanalmente. Além dos cuidados básicos como pesar, medir e fazer exames, todas recebem orientações sobre a importância do parto natural e da amamentação do recém-nascido, que funciona como uma vacina e aumenta o vínculo entre mãe e filho.
Fonte: Augusto José
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)