Sábado, 5 de julho de 2008 - 13h47
A Prefeitura de Porto Velho assinou sete contratos no valor de R$ 324.526,60, recursos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e contrapartida da Prefeitura para a qualificação de 1,4 mil trabalhadores e pequenos empresários. Os convênios foram assinados nesta sexta-feira (4), com o Senai, Sebrae, Cetene e Escola de Formação Sindical Chico Mendes que realizarão os cursos de qualificação em diversas áreas.
Através do Programa Qualidade no Atendimento ao Turismo serão capacitados 155 pessoas e 42 empresas (bares, restaurantes e hotéis) um público já selecionado. No Varejo em Movimento, 50 empresas da zona Sul e Leste serão capacitadas. Já o Programa Qualidade na Alimentação capacitará 300 feirantes que trabalham nas praças de alimentação da Aluízio Ferreira, Vieira Caúla e nas feiras-livres.
Para os cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) serão oferecidas 560 vagas em diversas áreas. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes) a partir da próxima semana. Também serão qualificados 410 alunos do ProJovem nas áreas de administração, beleza e estética, construção civil e mecânica.
Desde o início da administração, a Prefeitura, através da Semdes, já capacitou mais de 10 mil jovens para o mercado de trabalho. A intenção é fazer com que de fato, os trabalhadores e empresários locais possam ser inseridos no novo momento de crescimento da cidade com a instalação das hidrelétricas e também de tantas outras empresas que começam a chegar em Porto Velho.
O secretário da Semdes, José Gadelha, lembra que as discussões e preparação de todo este processo podem hoje ser contabilizados com a qualificação e capacitação realizadas através das diversas parcerias mantidas pela Prefeitura com entidades locais e governo federal. Quando a Prefeitura iniciou as discussões das hidrelétricas, o prefeito reiterou em todos os momentos a preocupação com a inclusão da mão-de-obra local para que o desenvolvimento e crescimento da cidade beneficiem principalmente quem mora aqui, inserindo estas pessoas neste processo para que não fiquem à margem deste novo momento da cidade, lembrou Gadelha.
O diretor executivo do Cetene, Carlos Machado, disse que o diferencial destes programas de qualificação é o fato de atender especificamente pessoas de baixo poder aquisitivo que não teriam condições de arcar os custos de um curso de qualificação nos moldes em que vem sendo oferecido pelo município. Estes geralmente são cursos caros, o que impede na maioria das vezes, a participação da clientela que está sendo atendida, frisou ele.
Participaram da assinatura o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira; a representante da Escola Chico Mendes, Guerlinda Jacob; o deputado federal Eduardo Valverde (PT); e o diretor regional do Senai, Vivaldo Matos, além de vários secretários municipais.
Fonte: Ascom
Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação
Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir
Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,
Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan