Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura capacita mais 1,4 mil trabalhadores


 
A Prefeitura de Porto Velho assinou sete contratos no valor de R$ 324.526,60, recursos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e contrapartida da Prefeitura para a qualificação de 1,4 mil trabalhadores e pequenos empresários. Os convênios foram assinados nesta sexta-feira (4), com o Senai, Sebrae, Cetene e Escola de Formação Sindical Chico Mendes que realizarão os cursos de qualificação em diversas áreas.

Através do Programa Qualidade no Atendimento ao Turismo serão capacitados 155 pessoas e 42 empresas (bares, restaurantes e hotéis) um público já selecionado. No Varejo em Movimento, 50 empresas da zona Sul e Leste serão capacitadas. Já o Programa Qualidade na Alimentação capacitará 300 feirantes que trabalham nas praças de alimentação da Aluízio Ferreira, Vieira Caúla e nas feiras-livres.

Para os cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) serão oferecidas 560 vagas em diversas áreas. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes) a partir da próxima semana. Também serão qualificados 410 alunos do ProJovem nas áreas de administração, beleza e estética, construção civil e mecânica.

Desde o início da administração, a Prefeitura, através da Semdes, já capacitou mais de 10 mil jovens para o mercado de trabalho. A intenção é fazer com que de fato, os trabalhadores e empresários locais possam ser inseridos no novo momento de crescimento da cidade com a instalação das hidrelétricas e também de tantas outras empresas que começam a chegar em Porto Velho.

O secretário da Semdes, José Gadelha, lembra que as discussões e preparação de todo este processo podem hoje ser contabilizados com a qualificação e capacitação realizadas através das diversas parcerias mantidas pela Prefeitura com entidades locais e governo federal. “Quando a Prefeitura iniciou as discussões das hidrelétricas, o prefeito reiterou em todos os momentos a preocupação com a inclusão da mão-de-obra local para que o desenvolvimento e crescimento da cidade beneficiem principalmente quem mora aqui, inserindo estas pessoas neste processo para que não fiquem à margem deste novo momento da cidade”, lembrou Gadelha.

O diretor executivo do Cetene, Carlos Machado, disse que o diferencial destes programas de qualificação é o fato de atender especificamente pessoas de baixo poder aquisitivo que não teriam  condições de arcar os custos de um curso de qualificação nos moldes em que vem sendo oferecido pelo município. “Estes geralmente são cursos caros, o que impede na maioria das vezes, a participação da clientela que está sendo atendida”, frisou ele.

Participaram da assinatura o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira; a representante da Escola Chico Mendes, Guerlinda Jacob; o deputado federal Eduardo Valverde (PT); e o diretor regional do Senai, Vivaldo Matos, além de vários secretários municipais.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear