A prefeitura de Porto Velho está proporcionando a capacitação de trinta catadores de lixo e dez técnicos das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e de Serviços Públicos em Belo Horizonte/ MG. Durante esta semana, o grupo de Porto Velho participa com mais dois mil catadores e recicladores de lixo de todo Brasil, além de um grupo de argentinos, do Encontro Nacional dos Catadores e Recicladores de Lixo. O evento está sendo realizado pelo Movimento Nacional dos Catadores. Um dos pontos altos do encontro acontece nesta segunda-feira, com a inauguração da primeira Usina de Recicláveis, totalmente gerida pelos próprios catadores.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Gadelha, os catadores de Porto Velho têm como objetivo serem os gestores de uma usina na capital rondoniense idêntica à de Belo Horizonte. O objetivo de nossa participação neste evento é de incluir os catadores de Porto Velho no movimento nacional dos catadores e de promover a inclusão social a partir da geração de renda com recicláveis, destacou Gadelha.
Os catadores portovelhenses que participam da capacitação em Minas representam os moradores da Vila Princesa e da Zona Leste. No mês de agosto, de 24 a 27, a Prefeitura enviou para Recife/PE, representantes destas lideranças para participarem de outra capacitação e está prevista para o mês de novembro, em Brasília outra atividade com a mesma finalidade. Esta ação de capacitação dos catadores de lixo é mantida pela Prefeitura em parceria com Fundação Banco do Brasil, Imseia e Unimed. A administração municipal está garantindo o transporte, alimentação, estadia e participação dos catadores de Porto Velho neste encontro e continuará com o programa até que a associação municipal dos catadores e recicladores de Porto Velho assumam totalmente a administração e execução da reciclagem do lixo, concluiu Gadelha.

Quarta-feira, 29 de novembro de 2023 | Porto Velho (RO)