Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura cadastra famílias em situação de risco


A prefeitura de Porto Velho iniciou o trabalho de identificação e cadastramento das famílias atingidas pelas águas das fortes chuvas que atingem a capital e daquelas que moram nas proximidades dos canais de escoamento das águas pluviais. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do programa "Proteger"de apoio à população em situação de vulnerabilidade social.
O coordenador do programa, Raymison Corrêa, explicou que esse é um trabalho preventivo, no qual a prefeitura se coloca à disposição dos moradores para agir no momento em que eles precisarem, principalmente no que se refere à remoção das famílias para a casa de parentes ou para o abrigo da prefeitura, que está funcionando no Clube de Mães, Idosos e Crianças Carentes, situado no bairro Esperança da Comunidade.
Na última quarta-feira, o cadastramento ocorreu no bairro Três Marias, onde foram identificadas cerca de 50 famílias, mas a Semas também vai atuar nos bairros Pombal II, São Francisco, Mariana, Nacional, Baixa da União, Triângulo e Milagres, identificando e cadastrando as famílias que moram em áreas de risco, às margens de canais e do Rio Madeira.
Além do auxílio na remoção, as três famílias atendidas pela prefeitura durante o último final de semana, também estão recebendo assistência médica na Policlínica José Adelino da Silva, no bairro Ulysses Guimarães. Duas delas foram levadas para residências de familiares e outra para o abrigo municipal.
 
LIMPEZA
 
Em outra frente de trabalho, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) atua na limpeza de canais, de onde são retirados até sucatas de móveis jogados pela comunidade. O secretário Edson Silveira disse que essa é uma ação que vinha sendo realizada antes do período chuvoso, acatando orientação do prefeito Roberto Sobrinho, mas está sendo intensificada para evitar alagações.
Silveira pede que a população colabore e não jogue entulhos nos canais de escoamento das águas, já que é a própria comunidade que sofre as conseqüências.
 
Fonte: ASCOM

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)