Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura cadastra famílias em situação de risco


A prefeitura de Porto Velho iniciou o trabalho de identificação e cadastramento das famílias atingidas pelas águas das fortes chuvas que atingem a capital e daquelas que moram nas proximidades dos canais de escoamento das águas pluviais. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do programa "Proteger"de apoio à população em situação de vulnerabilidade social.
O coordenador do programa, Raymison Corrêa, explicou que esse é um trabalho preventivo, no qual a prefeitura se coloca à disposição dos moradores para agir no momento em que eles precisarem, principalmente no que se refere à remoção das famílias para a casa de parentes ou para o abrigo da prefeitura, que está funcionando no Clube de Mães, Idosos e Crianças Carentes, situado no bairro Esperança da Comunidade.
Na última quarta-feira, o cadastramento ocorreu no bairro Três Marias, onde foram identificadas cerca de 50 famílias, mas a Semas também vai atuar nos bairros Pombal II, São Francisco, Mariana, Nacional, Baixa da União, Triângulo e Milagres, identificando e cadastrando as famílias que moram em áreas de risco, às margens de canais e do Rio Madeira.
Além do auxílio na remoção, as três famílias atendidas pela prefeitura durante o último final de semana, também estão recebendo assistência médica na Policlínica José Adelino da Silva, no bairro Ulysses Guimarães. Duas delas foram levadas para residências de familiares e outra para o abrigo municipal.
 
LIMPEZA
 
Em outra frente de trabalho, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) atua na limpeza de canais, de onde são retirados até sucatas de móveis jogados pela comunidade. O secretário Edson Silveira disse que essa é uma ação que vinha sendo realizada antes do período chuvoso, acatando orientação do prefeito Roberto Sobrinho, mas está sendo intensificada para evitar alagações.
Silveira pede que a população colabore e não jogue entulhos nos canais de escoamento das águas, já que é a própria comunidade que sofre as conseqüências.
 
Fonte: ASCOM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)