Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura busca recursos para melhorar tráfego de veículos em Porto Velho



A secretaria municipal de Transporte e Trânsito – Sentram, apresentou ao Ministério dos Transportes nesta quinta-feira, 04, um dos projetos que visam a melhoraria do tráfego dentro da cidade de Porto velho.A demonstração foi feita pela secretária Fernanda Moreira da Silva na reunião de avaliação do Plano Nacional de Logística e Transporte, PNLT, realizada no auditório da Casa da Indústria, na Federação da Indústria do Estado de Rondônia, Fieron. 

A reunião foi promovida pelo ministério para tratar do planejamento de transportes nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Acre, elaborado com base no programa permanente de transportes de modo federativo, participativo, interinstitucional e multimodal, envolvendo todos os órgãos e entidades afins ligados ao setor. Participaram também do encontro o presidente da Fiero, Denis Roberto Baú; o diretor de Planejamento do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), Miguel de Souza; o secretário nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; e a deputada federal Marinha Raup (PMDB/RO), que representou o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, deputado Jaime Martins (PR/MG). 

Para o secretário nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, o Brasil tem necessidade de que o assunto seja discutido entre os estados que se limitam ou estão próximos, além do que os empresários precisam de orientação sobre a infraestrutura logística que envolve estradas, terminais portuários, aéreos, marítimos e fluviais. 

Recursos

Representando o prefeito Roberto Sobrinho no encontro, a secretária Fernanda Moreira explicou que a apresentação do projeto é uma das etapas vencida pela prefeitura na busca de recursos federais para investimentos em ações que visem a melhoria do sistema viário de Porto Velho. “Com essa medida queremos garantir no orçamento do Ministério dos Transportes, algumas obras voltada à área de infraestrutura que são fundamentais para o município, a exemplo do desvio do transporte de carga com a conclusão da obra dos arcos norte e sul”, explicou a secretária. 

Com o arco norte, que dará acesso à área portuária, a prefeitura de Porto Velho pretende evitar o tráfego de carretas por dentro da cidade, medida que garantirá o prolongamento da vida útil do asfalto, além de desafogar o trânsito. O mesmo é o objetivo do arco sul, só que com o desvio sendo feito pela BR 364. “Na questão do arco norte, dependendo do que for definido, se o traçado for por exemplo, mais próximo da orla teremos também como evitar a questão da ocupação urbana. Agora se for mais curto, com o desvio chegando até a avenida dos Imigrantes, será necessária a construção de alguns elevados no local”, adiantou. 

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)