Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura apresenta Projeto Emergencial para atender vítimas das enchentes


A prefeitura de Porto Velho apresentou o Projeto  Proteger que será desenvolvido por todas as secretarias municipais, num mutirão de assistência social aos desabrigados pelas enchentes nesta época de chuvas fortes.

O projeto foi apresentado oficialmente nesta terça feira, 09, em reunião com os representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Serviços Públicos, Agricultura, Trânsito, Regularização Fundiária, Meio Ambiente, Emdur, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Eles fazem agora, parte de um comitê montado para trabalhar especificamente no atendimento aos desabrigados.

Durante os próximos quatro meses, o comitê de assistência vai atender a todas as famílias que tiverem necessidade de abrigos ou qualquer tipo de assistência, independente da condição social, conforme determina a Lei Orgânica do Município referente à Assistência Social.

A prefeitura está oferecendo dois tipos de abrigos: Os ginásios que alojam as famílias temporariamente e o auxilio moradia, em que a prefeitura paga o aluguel de um local durante um período até que a família tenha condições de retornar para sua casa.

O comitê também já está consultando a Procuradoria Geral do Município sobre a possibilidade de se criar um fundo para atender as necessidades das famílias desabrigadas neste período de inverno amazônico e que ocorre todos os anos.

As equipes que vão participar do Projeto Proteger vão ser treinadas através de palestras e oficinas para lidar com as diversas situações que aparecem num momento de crise.

O projeto também já definiu as áreas de maior risco nesta temporada de chuva, inclusive na região ribeirinha.  Segundo a secretária de Assistência Social, Benedita do Nascimento, a prioridade é atender as famílias em tudo o que for possível, do abrigo à alimentação. "A prefeitura de Porto Velho não tem medido esforços para atender a demanda das enchentes, os desmoronamentos  e as situações de risco social destas famílias atingidas pelas enchentes. O projeto Proteger também quer orientar as comunidades atingidas através de contato direto com as famílias, sobre o que fazer nestas situações para evitar maiores transtornos. Para isso  contamos com o apoio de todas as nossas secretarias e dos nossos parceiros como, as igrejas e centros comunitários",  finalizou Benedita.
 
 
 
 


ASCOM

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Deputada Silvia Cristina destaca os três anos de funcionamento do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Durante pronunciamento no plenário em Brasília, nesta terça-feira (07), a deputada federal Sílvia Cristina destacou os três anos de funcionamento do

Alero aprova projeto de Delegado Camargo em homenagem à Paróquia São Luiz Gonzaga

Alero aprova projeto de Delegado Camargo em homenagem à Paróquia São Luiz Gonzaga

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o projeto de decreto legislativo de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos) que

Cristiane Lopes fortalece a infraestrutura e a agricultura com entrega histórica de maquinários em Rondônia

Cristiane Lopes fortalece a infraestrutura e a agricultura com entrega histórica de maquinários em Rondônia

A atuação da deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) junto à bancada federal de Rondônia, em parceria com o CINDERONDÔNIA, resultou na garantia d

Roni Irmãozinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidato a deputado estadual por Rondônia

Roni Irmãozinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidato a deputado estadual por Rondônia

O ex-prefeito Roni Irmãozinho oficializou sua filiação ao Podemos em 4 de abril de 2026, reforçando sua atuação política na região e consolidando seu

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)