Terça-feira, 9 de janeiro de 2007 - 21h55
A prefeitura de Porto Velho apresentou o Projeto Proteger que será desenvolvido por todas as secretarias municipais, num mutirão de assistência social aos desabrigados pelas enchentes nesta época de chuvas fortes.
O projeto foi apresentado oficialmente nesta terça feira, 09, em reunião com os representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Serviços Públicos, Agricultura, Trânsito, Regularização Fundiária, Meio Ambiente, Emdur, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Eles fazem agora, parte de um comitê montado para trabalhar especificamente no atendimento aos desabrigados.
Durante os próximos quatro meses, o comitê de assistência vai atender a todas as famílias que tiverem necessidade de abrigos ou qualquer tipo de assistência, independente da condição social, conforme determina a Lei Orgânica do Município referente à Assistência Social.
A prefeitura está oferecendo dois tipos de abrigos: Os ginásios que alojam as famílias temporariamente e o auxilio moradia, em que a prefeitura paga o aluguel de um local durante um período até que a família tenha condições de retornar para sua casa.
O comitê também já está consultando a Procuradoria Geral do Município sobre a possibilidade de se criar um fundo para atender as necessidades das famílias desabrigadas neste período de inverno amazônico e que ocorre todos os anos.
As equipes que vão participar do Projeto Proteger vão ser treinadas através de palestras e oficinas para lidar com as diversas situações que aparecem num momento de crise.
O projeto também já definiu as áreas de maior risco nesta temporada de chuva, inclusive na região ribeirinha. Segundo a secretária de Assistência Social, Benedita do Nascimento, a prioridade é atender as famílias em tudo o que for possível, do abrigo à alimentação. "A prefeitura de Porto Velho não tem medido esforços para atender a demanda das enchentes, os desmoronamentos e as situações de risco social destas famílias atingidas pelas enchentes. O projeto Proteger também quer orientar as comunidades atingidas através de contato direto com as famílias, sobre o que fazer nestas situações para evitar maiores transtornos. Para isso contamos com o apoio de todas as nossas secretarias e dos nossos parceiros como, as igrejas e centros comunitários", finalizou Benedita.
ASCOM
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais
A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história
O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)