Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 - 10h07
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob), apresentou o Plano Emergencial para o Inverno aos integrantes da Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas da Câmara Municipal. A reunião com os vereadores Marcelo Reis (líder do prefeito Roberto Sobrinho), DJ Moisés e Juarez Bengala aconteceu na tarde desta terça feira, 09, no gabinete do presidente da casa de leis, vereador Hermínio Coelho. A equipe da Semob foi composta pelo secretário Marcelo Fernandes, adjunto Sebastião Valadares, diretor do departamento de obras, Erenilson Pinto, diretor do departamento de limpeza urbana, Wellem Prestes e coordenadora municipal de estradas rurais, Regina Gonzaga.
De acordo com o plano, a Prefeitura vai executar serviços de tapa-buracos e encascalhamento nas vias que servem de trajetos para o transporte coletivo e ruas de acesso às escolas, unidades de saúde, praças e centros comunitários, dentre outros; recuperação de “bocas de lobos”, tampas e grelhas; recuperação e manutenção das estradas vicinais; limpeza de canais córregos e valas; recuperação de passarelas e pontilhões de madeira; recuperação das paradas de ônibus e rotatórias.
Marcelo Fernandes explicou que a Semob atua tanto de forma emergencial quanto nas atividades rotineiras. “É importante ressaltar que temos dois planos de ações. O de inverno, que começou em novembro do ano passado e termina em abril, ocasião em que damos início às atividades programadas para o verão, até novembro deste ano”, completou. As ações foram determinadas pelo Prefeito Roberto Sobrinho, que tem visitado as obras freqüentemente para acompanhar os trabalhos. Quando necessário, o chefe do Executivo Municipal cobra mais agilidade.
Tapa buracos
Na operação tapa-buracos, a prefeitura conta com cinco equipes – uma na região central, outra na zona Sul, a terceira na região norte e a quarta no setor Leste. A quinta equipe, também chamada de “caça-buracos” é móvel e trabalha em qualquer lugar, em situações emergenciais. Juntas, já utilizaram 1.700 toneladas de asfalto somente em janeiro. Em 2009, no mesmo período, foram gastas 700 toneladas. “Nossa malha viária envelheceu e o trânsito mudou de intensidade e de peso. Isso tudo gera muitos desgastes e a necessidade de reparos constantes”, disse Sebastião Valadares. Ao todo, quase 100 vias serão atendidas pela operação tapa-buracos.
Encascalhamento
Esta semana os trabalhos se concentram no bairro São Francisco, depois a equipe segue para o bairro Mariana. No entanto, serviços emergenciais também já foram feitos no Jardim Santana, Escola de Polícia, Teixeirão e Pantanal. “Esses bairros foram priorizados porque estavam pendentes desde o ano passado”, comentou Marcelo Fernandes. Trabalho semelhante foi feito nos bairros Cascalheira e Planalto.
Vicinais
Por meio da Coordenadoria Municipal de Estradas Rurais, a Prefeitura vai recuperar quase cem estradas vicinais, totalizando aproximadamente mil quilômetros, com tapa-buracos, abertura de valas para escoar água da chuva, construção e recuperação de pontes e bueiros. As medidas contemplam o Setor Chacareiro do bairro Jardim Santana, comunidade de União Bandeirantes, distritos de Mutum e Jaci-Paraná, Abunã e Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, além das vicinais sentido Estrada da Penal, Humaitá, Cuiabá, Acre e as que fazem parte do Ramal Jatuarana.
Fonte: Augusto José
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a