Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura apresenta oportunidades de negócios


 

Um seminário realizado na manhã desta quarta-feira (23) reuniu boa parte de representantes de vários segmentos comerciais da capital, no auditório do Cetene. O chamado foi da Prefeitura, para que os empresários tomem conhecimento das oportunidades de negócios que terão a partir de compras de material e serviços que a Odebrecht fará durante a construção das usinas do Madeira. Na mesa principal, o prefeito Roberto Sobrinho, o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira; o superintendente da Fecomércio, Valdir Bastos Ferreira; o superintendente do IEL, Valdemar Camata; e o gerente administrativo financeiro da Odebrecht, Antônio Cardini. 

O objetivo do seminário foi analisar a atual conjuntura econômica da capital com vistas à construção das hidrelétricas do Madeira. De acordo com dados oferecidos pela Fecomércio e Fiero sobre a quantidade de empresas e estabelecimentos comerciais da capital, será traçado um perfil do que e quanto material e serviços poderão ser oferecidos para a obra, que deve começar já no mês de setembro. 

A Odebrecht, por ser uma empresa privada, não vai trabalhar com pregão nem licitação e, segundo um levantamento prévio feito pela construtora, as compras serão feitas em grandes quantidades. Entre as oportunidades de negócios oferecidas pela Odebrecht, estão produtos e serviços de várias áreas.

Previsão de consumo
de alguns produtos

PRODUTOS 

QUANTIDADE

TRANSPORTE  
Ônibus 140 und
Pneus 15 mil
ALIMENTAÇÃO  
Refeições 21 milhões
Cafés 12 milhões
SERVIÇOS  
lavanderia 03 milhões (toalhas)
SAÚDE  
Hemogramas 03 milhões
Raio - X 03 milhões
VESTUÁRIO  
Uniformes 500 mil
Pares de Botas 250 mil
Luvas 1,5 milhões
MÓVEIS  
Camas 07 mil


Guarda roupas
colchões

3,500 mil
10 mil



A contratação da mão de obra 

Com os vários cursos de capacitação colocados no mercado como o Planseq do Governo Federal desenvolvido pela prefeitura de Porto Velho, que já capacitou mais de 3 mil profissionais, do Projovem, também do Governo Federal e que já elevou a escolaridade de outros tantos jovens, além de cursos do Senac, Senai e Sebrae, a própria empresa Odebrecht também está capacitando mão de obra especializada em várias áreas. O projeto Acreditar, da Odebrecht já selecionou mais de 700 profissionais oriundos dos cursos de capacitação da prefeitura e as oportunidades não se reúnem somente a funções de pedreiros, carpinteiros e armadores. A empresa já começa a selecionar engenheiros, médicos e enfermeiros, além de outros profissionais. 

Com a vinda das hidrelétricas, empresários de todo o país estão vendo uma possível fonte de investimento em Rondônia, mas a prioridade é aproveitar produtos e serviços locais, garante o diretor administrativo financeiro da Odebrecht. ”O País inteiro olha para Porto Velho como um grande potencial, mas nós vamos manter a mesma linha de pensamento de quando começamos os primeiros estudos há oito anos, ou seja valorizar produtos e serviços locais”, enfatizou.

Uma visão para o futuro

Mas esse aproveitamento ainda depende muito da visão dos empresários, afirmam os participantes do seminário. Muitos ainda nem sabem como proceder para fazer parte do processo. Por isso, ao final do seminário foi criado por sugestão do prefeito Roberto Sobrinho e dos empresários presentes, um grupo de trabalho que vai fazer a divulgação e orientação do processo de compras da construtora e aos futuros fornecedores de serviços e produtos para as usinas do Madeira. ”É renda, emprego e riquezas para todos, desde os micros, até os grandes, desde que se organizem inteligentemente” finalizou o prefeito. 

O grupo de trabalho já se reúne para as primeiras definições, na manhã desta sexta-feira (25), na Fiero, às 10 horas. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), defendeu nesta terça-feira (16) a emancipação do

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Em reunião realizada com a comunidade do setor chacareiro da Zona Leste de Porto Velho, foi anunciada a entrega dos títulos definitivos das terras à

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

O município de Nova União será beneficiado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Foi disponibilizado um recurs

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)