Porto Velho (RO) segunda-feira, 14 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura apresenta oportunidades de negócios


 

Um seminário realizado na manhã desta quarta-feira (23) reuniu boa parte de representantes de vários segmentos comerciais da capital, no auditório do Cetene. O chamado foi da Prefeitura, para que os empresários tomem conhecimento das oportunidades de negócios que terão a partir de compras de material e serviços que a Odebrecht fará durante a construção das usinas do Madeira. Na mesa principal, o prefeito Roberto Sobrinho, o superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira; o superintendente da Fecomércio, Valdir Bastos Ferreira; o superintendente do IEL, Valdemar Camata; e o gerente administrativo financeiro da Odebrecht, Antônio Cardini. 

O objetivo do seminário foi analisar a atual conjuntura econômica da capital com vistas à construção das hidrelétricas do Madeira. De acordo com dados oferecidos pela Fecomércio e Fiero sobre a quantidade de empresas e estabelecimentos comerciais da capital, será traçado um perfil do que e quanto material e serviços poderão ser oferecidos para a obra, que deve começar já no mês de setembro. 

A Odebrecht, por ser uma empresa privada, não vai trabalhar com pregão nem licitação e, segundo um levantamento prévio feito pela construtora, as compras serão feitas em grandes quantidades. Entre as oportunidades de negócios oferecidas pela Odebrecht, estão produtos e serviços de várias áreas.

Previsão de consumo
de alguns produtos

PRODUTOS 

QUANTIDADE

TRANSPORTE 
Ônibus140 und
Pneus15 mil
ALIMENTAÇÃO 
Refeições21 milhões
Cafés12 milhões
SERVIÇOS 
lavanderia03 milhões (toalhas)
SAÚDE 
Hemogramas03 milhões
Raio - X03 milhões
VESTUÁRIO 
Uniformes500 mil
Pares de Botas250 mil
Luvas1,5 milhões
MÓVEIS 
Camas07 mil


Guarda roupas
colchões

3,500 mil
10 mil



A contratação da mão de obra 

Com os vários cursos de capacitação colocados no mercado como o Planseq do Governo Federal desenvolvido pela prefeitura de Porto Velho, que já capacitou mais de 3 mil profissionais, do Projovem, também do Governo Federal e que já elevou a escolaridade de outros tantos jovens, além de cursos do Senac, Senai e Sebrae, a própria empresa Odebrecht também está capacitando mão de obra especializada em várias áreas. O projeto Acreditar, da Odebrecht já selecionou mais de 700 profissionais oriundos dos cursos de capacitação da prefeitura e as oportunidades não se reúnem somente a funções de pedreiros, carpinteiros e armadores. A empresa já começa a selecionar engenheiros, médicos e enfermeiros, além de outros profissionais. 

Com a vinda das hidrelétricas, empresários de todo o país estão vendo uma possível fonte de investimento em Rondônia, mas a prioridade é aproveitar produtos e serviços locais, garante o diretor administrativo financeiro da Odebrecht. ”O País inteiro olha para Porto Velho como um grande potencial, mas nós vamos manter a mesma linha de pensamento de quando começamos os primeiros estudos há oito anos, ou seja valorizar produtos e serviços locais”, enfatizou.

Uma visão para o futuro

Mas esse aproveitamento ainda depende muito da visão dos empresários, afirmam os participantes do seminário. Muitos ainda nem sabem como proceder para fazer parte do processo. Por isso, ao final do seminário foi criado por sugestão do prefeito Roberto Sobrinho e dos empresários presentes, um grupo de trabalho que vai fazer a divulgação e orientação do processo de compras da construtora e aos futuros fornecedores de serviços e produtos para as usinas do Madeira. ”É renda, emprego e riquezas para todos, desde os micros, até os grandes, desde que se organizem inteligentemente” finalizou o prefeito. 

O grupo de trabalho já se reúne para as primeiras definições, na manhã desta sexta-feira (25), na Fiero, às 10 horas. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

Adelino Follador participa de audiência pública que discutiu a instalação do IFRO em Buritis

O deputado Adelino Follador (DEM) participou de audiência pública, na manhã da última sexta-feira (11), na Escola Estadual Buriti, em Buritis, onde fo

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

Deputado Ismael Crispin propõe debate sobre pesquisa cientifica e seu impacto

O deputado estadual Ismael Crispin (PSB) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e teve aprovada a realização de audiência p

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Comissão de Saúde distribui projetos e convoca titular da Sesau para prestar esclarecimentos sobre inúmeros problemas

Na manhã desta terça-feira (8), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adailton Fu

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

CPI da Energisa define convocações e convites para ouvir denúncias contra empresa

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (3), a CPI criada pela Assembleia Legislativa de Rondônia para investigar abusos praticados pela Empres