Segunda-feira, 17 de novembro de 2008 - 15h12
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) está doando três mil mudas de árvores para o Projeto de Neutralização de Carbono que a Polícia Federal faz em todo o Brasil, e que será lançado nesta terça-feira (18) em Porto Velho. O projeto visa neutralizar o carbono emitido para a atmosfera pela frota de veículos e a queima de entorpecentes O lançamento do projeto será amanhã (18/11) às 8h, no Espaço Alternativo da Jorge Teixeira. Para o ano que vem o projeto prevê o plantio de três mil árvores para recompor a mata ciliar nas margens do rio Madeira, em uma extensão de 1,5 hectares na região próxima à Vila da Candelária.
O projeto conta ainda com o apoio do Batalhão Ambiental, da Base Aérea e da Uniron e os promotores convidam toda a população a participar. Está prevista a arborização das avenidas Lauro Sodré, Jorge Teixeira e Costa e Silva, com muda de cedro, ipê amarelo, ipê mirim, pinheiro cuiabano e jatobá.
Além do plantio propriamente dito, o projeto visa conscientizar a população sobre a necessidade de todos fazerem a sua parte para melhorar a qualidade de vida da cidade e o equilíbrio do meio ambiente, explica o superintendente da Polícia Federal, Ney Ferreira Silva. Está prevista a arborização das avenidas Lauro Sodré, Jorge Teixeira e Costa e Silva.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Agnaldo Ferreira dos Santos, explica que a Semas está implantando na Capital o Plano de Arborização da Cidade. O plantio de árvores diminui a temperatura e a poluição ambiental. As árvores também ajudam na formação de nuvens, atraem pássaros e borboletas e ajudam a embelezar a cidade, segundo o coordenador do curso de Agronomia e Zootecnia da Uniron, Idelfonso Leandro Bezerra.
Agnaldo Ferreira informa que Porto Velho tem um déficit calculado entre 50 mil e 100 mil árvores. O Plano de Arborização terá como base o viveiro com capacidade para 80 mil mudas de árvores que a Sema cultiva no Parque Ecológico. Além do plantio de mudas, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), a Sema também faz doação de mudas e presta assistência técnica para entidades e mesmo pessoas interessadas em plantio de árvores em propriedades particulares. Os interessados podem procurar a secretaria na rua Quintino Bocaiúva, número 1671, bairro São Cristóvão.
Ele explica que além parceria com a Polícia Federal, a Sema já firmou outra parceria com o Ibama, que doou 8 mil mudas e insumos para a arborização da cidade.
Fonte: Ascom
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d