Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura apóia projeto de arborização da Capital


  
 
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) está doando três mil mudas de árvores para o Projeto de Neutralização de Carbono que a Polícia Federal faz em todo o Brasil, e que será lançado nesta terça-feira (18) em Porto Velho. O projeto visa neutralizar o carbono emitido para a atmosfera pela frota de veículos e a queima de entorpecentes O lançamento do projeto será amanhã (18/11) às 8h, no Espaço Alternativo da Jorge Teixeira. Para o ano que vem o projeto prevê o plantio de três mil árvores para recompor a mata ciliar nas margens do rio Madeira, em uma extensão de 1,5 hectares na região próxima à Vila da Candelária.

O projeto conta ainda  com o apoio do Batalhão Ambiental, da Base Aérea e da Uniron e os promotores convidam toda a população a participar. Está prevista a arborização das avenidas Lauro Sodré, Jorge Teixeira e Costa e Silva, com muda de  cedro, ipê amarelo, ipê mirim, pinheiro cuiabano e jatobá.

“Além do plantio propriamente dito, o projeto visa conscientizar a população sobre a necessidade de todos fazerem a sua parte para melhorar a qualidade de vida da cidade e o equilíbrio do meio ambiente”, explica o superintendente da Polícia Federal, Ney Ferreira Silva. Está prevista a arborização das avenidas Lauro Sodré, Jorge Teixeira e Costa e Silva.  
 
O secretário municipal do Meio Ambiente,  Agnaldo Ferreira dos Santos, explica que a Semas está implantando na Capital o Plano de Arborização da Cidade. O plantio de árvores diminui a temperatura e a poluição ambiental. As árvores também ajudam na formação de nuvens, atraem pássaros e borboletas e ajudam a embelezar a cidade, segundo o coordenador do curso de Agronomia e Zootecnia da Uniron, Idelfonso Leandro Bezerra.

Agnaldo Ferreira informa que  Porto Velho tem um déficit calculado entre 50 mil e 100 mil árvores. O Plano de Arborização terá como base o viveiro com capacidade para 80 mil mudas de árvores que a Sema cultiva no Parque Ecológico. Além do plantio de mudas, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), a Sema também faz doação de mudas e presta assistência técnica para entidades e mesmo pessoas interessadas em plantio de árvores em propriedades particulares. Os interessados podem procurar a secretaria na rua Quintino Bocaiúva, número 1671, bairro São Cristóvão.

Ele explica que além parceria com a Polícia Federal,  a Sema já firmou outra parceria com o Ibama, que doou 8 mil mudas e insumos para a arborização da cidade.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)