Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito visita obras emergenciais em Porto Velho


 
Na tarde desta quinta-feira (4), o prefeito Roberto Sobrinho visitou as obras da Prefeitura de Porto Velho que fazem parte das ações emergenciais durante o inverno e cobrou agilidade nos serviços. A visita começou pela Avenida Rio de Janeiro, bairro Mato Grosso, onde a chuva do último dia de 2009 destruiu o bueiro de ferro com 60 metros de extensão e colocou em risco várias famílias que moram às margens do canal que corta a via pública, uma das principais da cidade.

O secretário municipal de obras, Marcelo Fernandes, explicou que a Semob está construindo uma nova galeria para corrigir o problema, já que parte do asfalto cedeu e não havia a menor possibilidade de recuperar o bueiro. “Estamos trabalhando aqui há 12 dias. Tivemos que interromper o trânsito nos dois sentidos e abrir essa enorme vala de um lado a outro da rua, mas acreditamos que até o final da semana que vem o trabalho seja concluído”, completou.

Ainda de acordo com Marcelo Fernandes, a obra da Prefeitura na Rio de Janeiro envolveu outros órgãos da administração municipal, como a Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social (Semas), que retirou quatro famílias em situação de risco. Roberto Sobrinho disse que o estrago na Avenida Rio de Janeiro é apenas um dos grandes efeitos provocados pelo inverno e que exige uma intervenção imediata da Prefeitura. “O bueiro foi construído há quase 20 anos, não suportou o volume das águas pluviais e cedeu”, comentou.

Problemas semelhantes ocorreram na Estrada de Santo Antônio, no Igarapé Bate Estaca; na Rua Pau Ferro, zona Sul de Porto Velho e nas confluências das Ruas Espanha e Inglaterra, Conjunto Ipase Novo, área nobre na região central da Cidade. O primeiro caso foi resolvido em parceria com consórcio responsável pela construção da Hidrelétrica de Santo Antônio; no segundo e no terceiro, a exemplo da Rio de Janeiro, as obras são feitas com recursos próprios do município. No Ipase Novo a Prefeitura teve que construir quase 200 metros de galeria para resolver o problema.

Roberto adiantou que na próxima semana a prefeitura inicia a construção de uma nova galeria nas confluências das ruas Tenreiro Aranha e São Paulo, também no centro da cidade. “A operação inverno da prefeitura é permanente e é necessária, tanto corrigindo os locais afetados quanto limpando e desobstruindo canais”, informou o prefeito. Ele ainda lamentou a falta de consciência de muitos moradores que insistem em jogar lixo nos canais e contribuem para o problema de alagações, colocando muitas famílias em risco. 

Fonte: Augusto José
Fotos Estevam Quintela

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319

A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)