Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito visita Associação de Pais e Amigos do Autista


 
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, visitou nesta segunda-feira (13/04) a sede da Associação dos Pais e Amigos do Autista (AMA) de Rondônia. A visita partiu de um convite feito pelo vereador Jaime Gazola, para ver a possibilidade de a prefeitura ajudar a instituição a expandir o seu trabalho, apoiando o grande número de pessoas que buscam uma vaga na entidade. A AMA conta com 42 alunos, com idades entre quatro e 22 anos. Desde 2000 existe um cadastro na associação com 600 pessoas que ainda não foram atendidas. Ainda nesta semana, segundo o prefeito, as secretárias de Educação, Epifânia Barbosa, e de Assistência Social, Benedita Nascimento, devem ir à instituição para verificar formas de apoiar o trabalho da entidade.

Recentemente, a prefeitura firmou convênios com a AMA para a aquisição de equipamentos para ginástica e fornecimento de merenda. A prefeitura também cede um funcionário que trabalha como auxiliar de serviço. O prefeito vai verificar a possibilidade de doar um terreno para a construção da sede da associação, que hoje está instalada  provisoriamente em uma casa cedida pela Eletronorte.

A AMA foi criada pela presidente da entidade, Maria da Glória Carioca Fernandes, mãe de um rapaz autista, que se viu sem opções para a educação do filho quando descobriu que o mesmo tinha esta doença. O tratamento do autista exige um trabalho árduo. O trabalho é individual, com um professor para cada aluno. A doença não tem cura. O autista apresenta comprometimento nas três áreas nobres do desenvolvimento humano: a comunicação, a interação social e a imaginação. O grau de comprometimento da doença é variado.

As dificuldades de tratamento começam com o diagnóstico. Pai de uma menina autista de três anos, o funcionário público João Paulo Lopes, conta que até os dois anos a filha não apresentava sintomas. A doença só foi notada porque o pai havia feito um trabalho na AMA. “Se não fosse isso, acho que eu não teria condições de identificar o problema”, diz ele.

Na AMA, os alunos aprendem coisas básicas, como sentar, escovar os dentes, o uso de talheres etc. Quando há uma intervenção, é possível melhorar a vida do autista, mas a doença não tem cura. A convivência com os autistas é difícil, porque eles se automutilam e agridem outras pessoas. Os profissionais que trabalham na AMA recebem treinamento específico dentro da instituição.

As pessoas interessadas em apoiar o trabalho da AMA podem procurar a entidade na sede provisória, localizada na rua Iguatemi, número 60, vila Eletronorte, telefone 3213 2299.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)